Reserva de S. Jacinto: Centro de Recuperação de Animais e educação ambiental entre as apostas

1301
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

A proposta do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, em Aveiro já aprovada pela comissão de cogestão, foi colocada em inquérito público esta segunda-feira, podendo ser entregues contributos até 17 de fevereiro.

Artigos relacionados

Cogestão da Reserva de S. Jacinto: Comissão já prepara plano de atividades

Cogestão da Reserva Natural de S. Jacinto já tem comissão de representantes

O Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é o “instrumento orientador de gestão” da área protegida agora entre a uma comissão a que preside a Câmara de Aveiro, definindo “a estratégia a implementar com vista a valorizar e promover o território, sensibilizar as populações locais e melhorar a comunicação com todos os interlocutores e utilizadores” para o período 2023-25, integrando, igualmente, um “programa de medidas e ações”.

A “missão” passa por afirmar a Reserva das Dunas como “como uma referência de gestão colaborativa e participativa de maior proximidade, inovando nas boas práticas de gestão e reconhecendo a Área Protegida como área de demonstração em que é possível fazer diferente, trabalhando em rede e envolvendo as populações e os atores chave, na promoção da defesa do capital natural português”.

“Compromissos estratégicos”

» “Informar, incentivar e promover boas práticas de visitação”;
» “Promover a Educação Ambiental, potenciar estudos científicos e desenvolver uma rede de partilha de informação”;
» “Promover atividades de sensibilização para conservação e restauro dos habitats naturais e dos seus valores”;
» “Reabilitar e reativar espaços inativos e estruturas existentes”.

A existência de “habitats e espécies prioritárias para a conservação da natureza” é um dos pontos fortes identificados na reserva, enquanto, pela negativa são apontados aspetos como a escassa informação, atividades e infraestruturas de apoio.

Orçamento de 700 mil euros

“Restaurar” infraestruturas do Centro de Recuperação de Animais Selvagens e realização de ações educação ambiental figuram entre as atividades prioritárias na proposta do Plano de Cogestão que aponta para um orçamento de 700 mil euros (440 mil dos quais para melhoria e ativação de infraestruturas) a financiar com fundos públicos.

Inquérito de auscultação de opinião (38 respostas)

666 hectares, dos quais 90 são de recreio

Criada em 1979, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto tem 666 hectares, dos quais 90 são de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral. Uma visita guiada, a pé, permite descobrir um meio natural cheio de atrativos, em íntimo contacto com a natureza. O tempo médio deste trilho é de cerca de duas horas.

Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto em consulta pública.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.