Quinzena da cultura visual alternativa em Aveiro

977
Fanzine Ultra Violenta.
Comercio 780

“Uma definição possível para Cultura é: “Aquilo que o ser humano acrescenta ao seu meio envolvente, que partilha com os seus contemporâneos e que consegue fazer perdurar como legado para os que lhe seguem.”

Por Miguel Correia *

O projeto editorial do Fanzine Ultra Violenta pretende fazer uma afirmação de criação artística alternativa e tornar-se um agente ativo de cultura.

Se considerarmos que, em apenas um ano se conseguiram trazer à luz do dia doze edições deste fanzine com 24 páginas, cada um com periodicidade mensal, reunindo em si 50 artistas (dos quais 38 portugueses e 12 estrangeiros) e gerando com isto mais de 120 obras artísticas, posso dizer que é um bom começo para uma publicação deste género.

Com o espólio resultante deste processo, tive a iniciativa de organizar o evento denominado: “Fanzine Ultra Violenta, Quinzena da cultura visual alternativa, publicação independente, artes plásticas e design experimental de Aveiro.”

Este evento tem o objetivo de partilhar este espólio com a comunidade Aveirense, quer seja residente ou visitante. É organizado por mim com o apoio institucional da Câmara Municipal de Aveiro e decorre no Edifício Atlas – Biblioteca Municipal de Aveiro, integrado na 45ª Feira do Livro de Aveiro em Junho de 2021.

Com esta acção, pretendo lançar as fundações para que se possa celebrar a cultura visual alternativa e as publicações independentes com um evento deste género de forma regular.

Aproveito para agradecer a todos os artistas que contribuíram com as suas obras para esta aventura, a todas as pessoas que me têm ajudado a tornar este sonho numa realidade e também à Câmara Municipal de Aveiro e às pessoas que dela fazem parte pelo apoio com todos os meios, infraestruturas e encorajamento.

Desejo que este evento seja apenas o primeiro de muitos, e que dê a conhecer à comunidade vários artistas e autores emergentes de elevado valor e potencial criativo da minha cidade.”

* Nasceu em 1979 em Aveiro. É formado em Design de Comunicação Visual pela Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos, Porto. O seu percurso académico e profissional estão ambos ligados ao Branding desde 1997.
Director Artístico na agência de comunicação Gula Visual em Aveiro. No tempo livre é editor da fanzine artística Ultra Violenta.

Fanzine Ultra Violenta – Quinzena da Cultura Visual Alternativa

O evento é dedicado à cultura visual alternativa, publicação independente, artes plásticas e design experimental, gira em torno de uma exposição com as ilustrações e obras artísticas que fizeram parte de 12 números do fanzine artístico denominado Ultra Violenta entre Janeiro de 2020 e Janeiro de 2021. Este fanzine congrega 38 artistas de Portugal e 12 de vários outros países.
Encontramos nele as mais variadas expressões artísticas, mas sobretudo poesia, ilustração, tipografia, fotografia e
Este evento irá decorrer entre os dias 28 de Maio e 12 de Junho, no edifício Atlas-Aveiro, e estará integrado na 45ª Feira do Livro de Aveiro.

+ informações em https://www.facebook.com/events/1678382852353530/?ref=newsfeed

Comercio 780