PSD coloca em causa definição de pelouros na Câmara de Ílhavo e nomeação de familiar

1299
Paços de concelho, Ílhavo.
Comercio 780

A definição de pelouros na Câmara de Ílhavo por parte da maioria liderada por João Campolargo, eleito pelo movimento independente “Unir para vencer”, motiva críticas do PSD em nota de imprensa.

A ausência dos pelouros da Juventude e da Maioridade, que passam a estar interados no pelouro da Comunidade, é visto como “um retrocesso crítico no desenvolvimento do município”.

Artigo relacionado

Presidente João Campolargo delega pelouros e competências

Para a vereadora social democrata Fátima Teles, que fez parte da anterior equipa executiva, o aumento da esperança de vida e do número de idosos justificavam um pelouro dedicado a esta faixa etária, lembrando “o trabalho meritório” desenvolvido pela Câmara, com “boas práticas” galardoadas em distinções e replicadas inclusivamente por outros municípios.

“O pelouro da Comunidade não substitui o pelouro da Maioridade pois é demasiado lato e, porque, principalmente, os idosos carecem de um cuidado especializado e focado ao qual se foram habituando ao longo do tempo”, refere a nota do PSD que também põe em causa a “diluição” do pelouro da Juventude, que o vereador Tiago Lourenço vê como “um atentado ao desenvolvimento da comunidade”.

A instalação da Câmara motivou outro reparo dos eleitos social democratas, que colocam em causa “do ponto vista ético e deontológico” a nomeação como secretária do gabinete de apoio à vereação de uma familiar direta (no caso irmã) do cabeça-de-lista do movimento independente para a Assembleia Municipal.

Vereador do PS faz declaração de princípios

O movimento de cidadãos liderado por João Campolargo está em minoria no executivo, com três eleitos contra quatro da oposição (três do PSD e um do PS). Eduardo Conde, vereador socialista, já deixou uma declaração de princípios sobre a forma como pretende nortear a atuação. “Não existindo maioria absoluta, o respeito pelos eleitores reflete-se na forma como todos conseguirmos, a cada momento, aportar propostas positivas e enriquecedoras, bem como diálogo que permita criar plataformas de entendimento e aumento contínuo da qualidade da governação”, refere na posição partilhada pelas redes sociais.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.