PS/Ílhavo pede urgência na aplicação de apoios ao comércio local

1658
Centro de Ílhavo.

O Partido Socialista congratula-se com a iniciativa de apoio ao comércio local anunciada pela Câmara Municipal de Ílhavo.

Apesar de se desconhecer o modelo do apoio, Sérgio Lopes, Presidente do PS/Ílhavo, considera positivo que se coloquem em marcha medidas de apoio aos comerciantes, como aliás tem sido defendido pelos autarcas socialistas desde abril de 2020.

O PS manifesta satisfação por verificar inversão no pensamento do Presidente da Câmara sobre o papel do Município no apoio aos comerciantes, passando à ação, ao invés de empurrar todos os problemas para o perímetro das competências do Governo.

O PS aplaude, portanto, o anúncio da dotação orçamental destinada a um programa de apoio ao comércio local, na expectativa de que esta medida seja aplicada em tempo oportuno e dê resposta às dificuldades que o comércio local vive em tempos de confinamento, porque não haverá retoma no futuro se o comércio definhar no presente.

Sérgio Lopes defende que só haverá economia local para relançar no ainda imprevisto desconfinamento, se os comerciantes forem apoiados no período de confinamento. “Os apoios municipais devem ser concedidos de imediato, antes que seja tarde demais”, apela o líder do PS/Ílhavo, asseverando que a dotação orçamental deve ser aumentada sem hesitação, se se verificar que há necessidade.

De referir que os Vereadores do PS defenderam recentemente que a autarquia deve implementar um serviço de entrega ao domicílio para refeições, bens alimentares, medicamentos e demais produtos disponíveis no nosso comércio local, através, entre outros meios, de protocolo celebrado com os CTT para adesão dos comerciantes locais ao serviço prestado por aquela empresa que apoia os comerciantes no esforço de venda online e entrega ao domicílio, mitigando as desvantagens que estas empresas enfrentam no mercado concorrencial onde operam grandes grupos económicos.

Propuseram também a criação de uma linha de apoio financeiro, com o objetivo de apoiar a manutenção de emprego nas micro e pequenas empresas, bem como apoiar o comércio tradicional e a restauração, através de financiamentos a fundo perdido que garantam a sobrevivência dos negócios locais. Estas propostas foram sempre ignoradas pela maioria PSD.

Partido Socialista de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780