PS/Ílhavo defende urgência nos investimentos em habitação

718
Mural na entrada da praia da Barra, Ílhavo.

Sérgio Lopes, Vereador eleito pelo Partido Socialista, defendeu a urgência de investimentos da Câmara Municipal de Ílhavo com o acesso a habitação digna no concelho, matéria em que os constrangimentos são crescentes e aos quais o Município não tem apresentado respostas tempestivas.

O apelo foi feito na recente reunião de Câmara, a propósito da aprovação do processo de aquisição de imóveis prevista na Estratégia Local de Habitação, no âmbito do programa 1º Direito, aprovado há cerca de um ano.

Sérgio Lopes registou o atraso da implementação daquele programa no concelho, financiado pelo Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), destinado a garantir habitação digna a cerca de cento e vinte agregados familiares com carências socioeconómicas, e lembrou que são cada vez mais as famílias de classe média, inelegíveis para aquele apoio de cariz social, que têm dificuldade em encontrar habitação adequada às suas necessidades e aos seus rendimentos.

O PS sublinha que para definir políticas municipais que respondam a essas necessidades, é urgente a revisão da Estratégia Local de Habitação, prometida pela maioria UPF há um ano e, do que é público, não se conhece iniciativa nesse sentido. O Vereador do PS alertou para as inúmeras oportunidades de financiamento disponíveis, apelando à mobilização da necessária vontade política por parte da maioria para acudir às dificuldades das classes médias que esbarram num mercado de arrendamento congelado e num mercado de compra e venda de habitação a preços cada vez menos acessíveis.

Sérgio Lopes defendeu, entre outras, medidas de incentivo à reabilitação de imóveis destinados a programas de arrendamento acessível, parcerias com investidores privados para a edificação de habitação a custos controlados, incentivos fiscais para jovens, simplificação de procedimentos de licenciamento, como instrumentos de regulação do mercado local de Habitação.

O PS constata que o repto lançado há um ano, aquando da aprovação da Estratégia Local de Habitação, continua sem resposta prática, com efeitos nefastos no acesso a habitação digna por parte de cada vez mais agregados familiares. “É, portanto, urgente recuperar a Câmara do seu atraso no que diz respeito a políticas municipais de Habitação”, concluiu Sérgio Lopes.

PS de Ílhavo

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.