ASAS em silêncio sobre denúncias / Segurança Social procede a averiguações

2251
ASAS, Santa Joana (Google Maps).

A Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS) de Santa Joana, em Aveiro, mantém-se em silêncio perante as denúncias de funcionários e familiares de utentes do lar de idosos ouvidos pelo programa ‘Exclusivo’, emitido pela TVI /CNN Portugal, que dão conta de falta, reiterada, de cuidados adequados ao nível da alimentação e higiene dos utentes, por exemplo.

Vítor Martins, diretor da IPSS de que foi um dos fundadores, e presidente durante vários anos, é, também acusado de, alegadamente, ficar com dinheiro e património de idosos.

Os pedidos de reação e comentário às denúncias têm ficado sem resposta, pelo menos até ao dia de ontem, da parte do presidente da direção da instituição e do direitor que é visado particularmente.

A reportagem da TVI adiantava que as queixas seguiram para a Segurança Social e o Ministério Público, que estão a investigar.

O Instituto da Segurança Social (ISS) confirma, em comunicado, que “recebeu denúncias relativas à instituição referida, tendo em março de 2023 aberto um procedimento de averiguações, em articulação com o Ministério Público”.

Segundo o esclarecimento, “o processo encontra-se em curso, tendo em vista o apuramento da matéria denunciada.”

O ISS lembra que existem dois tipos de intervenção da Segurança Social: visitas de acompanhamento e ações de fiscalização. “As ações de fiscalização podem resultar de denúncias ou de intervenções proativas. As ações de fiscalização nunca são comunicadas previamente às instituições”, explica o comunicado.

Artigo relacionado

Aveiro: Famílias e funcionários denunciam diretor do lar do ASAS

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780