PS defende criação de parque de matilhas em Ílhavo

1355
Paços de Concelho, Ílhavo.
Dreamweb 728×90 – Video I

Carla Santos, Deputada Municipal do Partido Socialista, defendeu, na recente sessão de Assembleia Municipal de Ílhavo, a criação de um parque de matilhas no concelho de Ílhavo para acolher cães errantes que desenvolveram comportamentos agressivos, cujo número tem vindo a aumentar substancialmente e com presença em diversos pontos do território do concelho.

A eleita do PS deu nota de que, ainda que os problemas relacionados com ataques dos cães errantes tenham diminuído devido à mobilização de voluntários na alimentação dos animais, este flagelo com consequências para a segurança e saúde pública deve merecer urgentes medidas por parte da Câmara Municipal.

O PS recordou ainda que este problema só se verifica porque a Câmara não preparou a implementação das alterações legislativas que proíbem o abate de animais errantes que se apresentem saudáveis. A inexistência de campanhas de esterilização de animais errantes, em devido tempo, e o investimento no aumento da capacidade de acolhimento do centro de recolha oficial de animais desencadeou o aumento de animais errantes e, por consequência, de matilhas.

Carla Santos defendeu que, chegados a este ponto, é essencial que a Câmara implemente medidas dedicadas ao controlo de matilhas. Para esse efeito, o PS exigiu a criação de um parque de matilhas, mais adequado ao acolhimento de cães com comportamentos violentos – tendo em conta que a clausura em canil não potencia a ressocialização deste tipo de animais. Deste modo, a captura, esterilização e acolhimento destes animais nesta estrutura possibilita a expectativa de que possam, no futuro, vir a estar em condições de ser adotados.

O PS refere que há autarquias e associações de municípios a implementar esta medida com sucesso, e que, no caso de Ílhavo, continua a faltar apenas vontade política para enfrentar este problema com os meios e a capacidade de investimento que seguramente consegue mobilizar ao serviço do controlo de matilhas, em particular, e de uma política sustentada de proteção animal, em geral.

Partido Socialista de Ílhavo

Publicidade, Serviços & Donativos

Comercio 780