Prospeção em busca das ruínas da antiga capela de São João prestes a arrancar

5336
Jardim do Rossio, Aveiro.
Comercio 780

Os trabalhos de prospeção geológica no jardim do Rossio, que estão integrados nos estudos complementares do projeto de requalificação, arrancam na próxima semana, informa a edilidade em comunicado.

Uma intervenção “com o objetivo de conhecer e caracterizar o solo existente no local bem como a sua capacidade resistente”. Os trabalhos têm a duração prevista de um mês.

A proposta vencedora do concurso público de conceção para a requalificação do largo do Rossio e praça General Humberto Delgado está na fase de “desenvolvimento” do projeto que faz parte do chamafo pacote PEDUCA.

Inclui um “aprofundado trabalho de investigação histórica do local, apresentando a ideia de recuperação das ruínas da capela de São João criando um novo ponto de interesse turístico, integrado de forma harmoniosa num espaço de jardim e praça, amplo e polivalente, que valoriza toda a área envolvente, avaliando também a possibilidade de criação de um novo parque de estacionamento ao nível do subsolo.”

“Reiteramos o empenho da Câmara Municipal de Aveiro na elaboração de um bom estudo prévio e de um bom projeto de execução da qualificação do Rossio, com a devida e cuidada racionalidade e consistência técnica, enriquecido pela audição dos cidadãos que vamos fazendo a cada dia”, lê-se ainda no comunicado.

As outras componentes de estudos no âmbito do projeto dizem respeito aos estudos a nível geológico e de tráfego.