Professor da UA suspenso e alvo de inquérito disciplinar por declarações racistas e homofóbicas

925
Protesto na Universidade de Aveiro denuncia professor "homofóbico".
Dreamweb 728×90 – Video I

A reitoria da Universidade de Aveiro (UA) instaurou um processo disciplinar a um professor a quem são atribuídos comentários nas redes sociais de teor racista e homofóbico, ficando suspenso das atividades letivas enquanto decorrem as averiguações.

Alunos da academia manifestaram-se esta segunda-feira contra as posições do docente assumidas em publicações feitas no Facebook e, mais recentemente, reiteradas em entrevistas a meios de comunicação social.

O professor já tinha sido visado por um inquérito anterior que concluiu pela não existência de matéria disciplinar, como lembrou o reitor Paulo Jorge Ferreira, em declarações prestadas à RTP.

Continuar para reportagem.

Discurso direto

“Os ditos ‘estudantes’ reagiram na qualidade de cidadãos e não de alunos, pois as minhas ações não decorreram no meu local de trabalho que deve ser mantido à margem e nem sequer no âmbito do meu trabalho” – Professor Paulo Lopes, em declarações à Agência Lusa.

Continuar para ler artigo via Rádio Renascença.

Artigo relacionado

Docente da Universidade de Aveiro admite preconceito e ameaça reitoria

Comunicado da Associação Académica da Universidade de Aveiro

“A esfera pessoal deve ser sempre respeitada e em nada deve implicar a esfera profissional; contudo, quando os limites são ultrapassados e as esferas são separadas por uma linha muito ténue, as ações devem ser tomadas para bem e conforto de todos” – AAUAv.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

~~~https://www.rtp.pt/noticias/pais/professor-acusado-de-homofobia-alvo-de-processo-disciplinar_v1417321