Primeiros 365 dias com foco único: por Ílhavo e para os ilhavenses

1027
Paços de concelho, Ílhavo.
Comercio 780

O sábado passado teve como particularidade a celebração do 1.º aniversário da Tomada de Posse do atual Executivo da Câmara Municipal de Ílhavo.

Com a noção que há ainda um caminho a percorrer e com a consciência que há, igualmente, mais trabalho a desenvolver, tal não invalida que seja assumida uma nota extremamente positiva para a gestão autárquica realizada nestes primeiros 365 dias volvidos sobre a sessão da Tomada de Posse, a 27 de outubro de 2017.

Apesar da renovação verificada na Vereação Municipal, este primeiro ano do desempenho autárquico foi assinalado por um conjunto de marcos importantes que consolidam uma gestão rigorosa, eficiente e transparente, centrada no Município, nas suas Gentes, nos seus tecidos Empresarial, Comercial e Associativo.
Uma redução da dívida acima dos 50%, a diminuição do serviço da dívida e o equilíbrio das finanças municipais na relação entre a receita e a despesa, culminaram com a libertação das obrigações e restrições inerentes ao cumprimento do PAEL e da chamada Lei dos Compromissos, permitindo encarar o futuro próximo e o das gerações vindouras com novas perspetivas e confiantes horizontes.

Mas este controlo rigoroso dos dinheiros públicos (de todos os ilhavenses) não impediu a concretização de um conjunto significativo de investimentos e projetos, aproveitando, com eficácia, as oportunidades que os Fundos Comunitários e as parcerias institucionais potenciam.

Na área da mobilidade… a requalificação da antiga Rotunda da Barra, com a construção do novo viaduto, demonstrou que a opção da Câmara Municipal, apesar dos pessimismos, revelou-se positiva e eficaz; o início da construção do corredor ciclável na cintura externa da Gafanha da Nazaré permitirá uma melhor e mais segura ligação entre a malha urbana e as praias da Barra e da Costa Nova; e o regresso reformulado do serviço Ílhavo IN, mais versátil e mais próximo das necessidades da população.

Também a área das infraestruturas básicas merece especial destaque com a conclusão da Rede de Saneamento na Gafanha da Nazaré, que permite uma cobertura total da Freguesia, e os projetos de execução da Rede nas Gafanhas de Aquém e da Boavista (S. Salvador) e na Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo que irão trazer mais qualidade de vida às populações das várias Freguesias.

Na área do urbanismo e planeamento territorial… o arranque da segunda fase da requalificação da Av. Fernão de Magalhães (na Praia da Barra) possibilitará a regeneração urbana daquela importante artéria e potenciará uma melhor qualidade de vida e o desenvolvimento comercial; as candidaturas dos projetos de reabilitação urbana no centro de Ílhavo, ARU, no âmbito do PEDU, permitirão as requalificações do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, do antigo Bairro dos Pescadores e da zona envolvente ao CIEMar; a preocupação com a segurança das pessoas e bens levaram à execução da limpeza dos terrenos e à criação das faixas de gestão de combustíveis. Ainda nesta área, houve tarefas realizadas sem a projeção pública mas que se assumem fundamentais para o equilíbrio e desenvolvimento territorial, como a aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios ou a revisão, em curso, do Plano Diretor Municipal por adaptação ao Programa da Orla Costeira Ovar – Marinha Grande (POC OMG).

Na área da educação… a reabilitação de vários equipamentos escolares, como a Escola da Marinha Velha ou o Centro Escolar da Gafanha de Aquém, para além de outros casos substituindo as responsabilidades primárias do Governo, possibilitam à comunidade escolar melhores condições para a aprendizagem e desempenho formativo e pedagógico; as novas valências e a assunção da totalidade da gestão das Atividades Extra Curriculares, a preocupação com ações de formação dos vários agentes educativos (Alunos, Assistentes Operacionais, Pais e Encarregados de Educação) e a excelente relação com as direções dos três Agrupamentos de Escolas, espelham a visão e preocupação que o Executivo tem com a Educação e a Formação.

Na vertente ambiental… as políticas de promoção de novos hábitos e de projetos educativos junto dos jovens, renovaram o reconhecimento, mais uma vez, do Município de Ílhavo como o único 100% Eco-Município do continente, sem esquecer o papel importante, nesta área, da comunidade escolar e o trabalho conjunto realizado.

Na ação e na inclusão sociais… importa distinguir a preocupação com os mais carenciados nos diferentes apoios atribuídos; a estreita relação com as Instituições de Solidariedade Social presentes no Município e o acompanhamento do papel que desempenham; a valorização das opções individuais dos jovens na sua formação académica, através da atribuição de Bolsas para o Ensino Superior; a participação na proteção das crianças e jovens com um trabalho intenso na CPCJ de Ílhavo, espelhado no balanço positivo do V Seminário que se realizou na sexta-feira passada. Além disso, o reconhecimento do papel que os (mais) Velhos desempenham na sociedade, pela experiência e saber adquiridos, projetou o trabalho realizado com a Maior Idade para patamares elevados, refletido no sucesso do Festival Cabelos Brancos e na Menção Honrosa recentemente atribuída no âmbito da Semana Aprender ao Longo da Vida, que teve lugar há dias, em Lisboa.

A cultura, história e património têm, através da intensa atividade da Biblioteca Municipal, do Centro de Documentação e do CIEMar, do 23 Milhas e do Museu Marítimo, um reflexo relevante na promoção da identidade e atratividade de Ílhavo e que projetam o Município para além das suas fronteiras territoriais. Acresce também, nesta área, a estreita relação com outras entidades privadas, como, por exemplo, a Visabeira, que resultou na atribuição do Prémio RegioStars2018 – reconhecimento do público e projeção internacional – ao Museu Vista Alegre.

Se a nível nacional os dados revelam um país envelhecido, em Ílhavo, a Juventude demonstra uma vontade de afirmação, seja através do seu tecido associativo, seja no abraçar das várias atividades que são promovidas, como revelam os números que destacaram, este ano, as edições do “Hip Hop Dance” e do festival “Marolas 2018” como as mais participadas de sempre. Além disso, o Executivo tem mantido e projetado políticas importantes para o desenvolvimento integrado dos jovens, como o Programa Municipal de Ocupação dos Tempos Livres, o Programa Municipal de Bolsas de Estágio de Trabalho ou o Programa Municipal Vocação, sempre bastante preenchidos e concorridos.

Mas Ílhavo é, também, desporto e qualidade de vida, com projeção local e nacional. Espelho desta realidade é a Meia Maratona de Ílhavo, a Corrida Popular da Costa Nova ou a Travessia da Ria a Nado. O desenvolvimento e afirmação do desporto é, igualmente, o resultado de um conjunto de parcerias e políticas desenvolvidas com as Associações e Clubes do Município que possibilitaram projetar o Illiabum Clube no panorama nacional do basquetebol ao vencer a Taça Nacional, que facilitaram ao NEGE, ao “Os Ílhavos” e ao GDG alcançarem importantes resultados desportivos, e que permitem investimentos e programas de desenvolvimento desportivo, como a construção da bancada no Campo do Vista Alegre ou o projeto de requalificação do Complexo Desportivo do Gafanha, entre outros.

Estes são alguns exemplos do que neste primeiro ano do mandato, mesmo sem a concretização e a implementação da sempre adiada e inacabada descentralização, foi realizado e implementado a pensar no Município e nas Pessoas, com equilíbrio, racionalidade e eficácia, com uma nota final para o fundamental papel desempenhado pelas Juntas de Freguesia e a estreita relação mantida com a Câmara Municipal, refletidos na facilidade com que se elaboraram, assinaram e se vão concretizando os Contratos Interadministrativos.

O Futuro trará responsabilidades acrescidas fruto da intensidade do trabalho realizado e da exigência dos nossos munícipes, mas trará igualmente a Certeza do esforço e do empenho para que possam ser cumpridos os compromissos assumidos que transformarão o Município numa Grande Cidade, afirmando Ílhavo no universo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, da Região Centro e sem menosprezar a relação com o Governo, como foram exemplos, neste ano, a reunião com a tutela da Educação sobre o parque escolar ou a presença, em Ílhavo, da Ministra do Mar e do Ministro do Ambiente.

Câmara de Ílhavo