EduPARK distinguido com prémio de inovação educativa

1365
EduPARK - Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching.

O projeto EduPARK venceu o prémio ‘ECIU Team Award for Innovation in Teaching and Learning’, informou hoje a Universidade de Aveiro (UA).

A distinção é atribuída pela ‘European Consortium of Innovative Universities (ECIU)’, uma rede de universidades europeias vocacionada para promover a inovação no ensino e educação.

A UA recebeu o seu prémio pelo desenvolvimento de uma aplicação interativa para smartphone com realidade aumentada para visitas guiadas ao parque Infante D. Pedro, em Aveiro, que inclui jogos didáticos.

Lúcia Pombo, coordenadora do EduPARK, e Margarida M. Marques, bolseira de investigação do projeto, que trabalham no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), irão receber o prémio a 14 de novembro, na Universidade de Tecnologia de Hamburgo, Alemanha.

A candidatura do projeto EduPARK foi selecionada em maio passado pela reitoria da UA para representar a instituição no ‘Team Award’.

O júri teve em conta para a escolha do vencedor o facto de ser uma equipa multidisciplinar, a integração inovadora de técnicas de ‘realidade aumentada’ na aplicação para smartphone, evidenciar “um bom exemplo de como um objeto do quotidiano também pode ser usado como ferramenta educativa” e ir ao encontro das pretensões da ECIU, ou seja “desafiar o pensamento convencional acerca da educação.”

O prémio destina-se a promover, celebrar e divulgar projetos inovadores no ensino e aprendizagem desenvolvidos por grupos e/ou equipas interdisciplinares.

Envolvendo 15 investigadores da UA das áreas da Educação, Biologia e Informática, o projeto EduPARK – Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências “propõe estratégias originais e atrativas de aprendizagem interdisciplinar que conjugam práticas educativas com dispositivos móveis, em espaços verdes”, tendo sido criada uma versão para visitas ao Parque Infante D. Pedro, em Aveiro.

A aplicação interativa com realidade aumentada inclui quatro jogos didáticos, três dedicados a níveis de ensino do primeiro ciclo ao superior e um quarto direcionado para turistas (em português e inglês). Para além dos jogos, é possível usar a aplicação em modo livre, explorando apenas os conteúdos em realidade aumentada.

Reportagem áudio do projeto EduPark

O projeto é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do COMPETE 2020.