Porto de Aveiro: Valorização da área do Forte da Barra em fase de elaboração de projeto

1036
Zona envolvente ao Forte da Barra.

Arrancou o projeto de requalificação e valorização da área do Forte da Barra, incluindo ampliação do edifício sede e melhoria do arquivo central, informa a Administração do Porto de Aveiro (APA).

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Uma reunião que incluiu, além de membros da administração portuária, o vice-presidente da autarquia ilhavense e elementos da equipa de projetista vencedora do concurso, marcou o início da atual fase dos trabalhos.

A elaboração dos projetos foi adjudicada por 49.985 euros, englobando, a requalificação do edifício da ‘JARBA’ e construção nos espaços contíguos de um auditório, salas de reuniões e exposições e outros serviços conexos, bem como a construção de edifício para ginásio e ‘Clube do Porto de Aveiro’.

Está planeado, ainda, o arranjo urbanístico e paisagístico do jardim do Forte da Barra, relocalização das paragens de autocarro, construção de via ciclável e parques de bicicletas, assim como o projeto de um novo edifício (‘Trem Naval’) e colocação de estrutura flutuante, com cerca de 60 metros, para acostagem de embarcações do Departamento de Pilotagem do Porto de Aveiro.

Quanto ao projeto de ampliação do edifício sede e melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro, que foi contratado pelo valor de 12.680 euros, pretende-se requalificar o edifício 8 para acomodar mais áreas de escritórios para os serviços do Porto de Aveiro e um núcleo museológico, entre outras áreas de apoio, e no Porto de Pesca Costeira, onde se localiza o Arquivo Central do porto, melhorar a rentabilização do espaço do arquivo e a sua operacionalidade.

O prazo máximo de execução do ‘Projeto de Requalificação do Forte da Barra’ é de 100 dias e de 60 dias no caso do ‘Projeto de Ampliação do Edifício Sede e de Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro’.

Artigos relacionados

Porto de Aveiro vai intervir no edifício-sede

Antigo Edifício e Oficinas da JARBA com Interesse Municipal

Marcas históricas do Forte da Barra não vão ser apagadas na requalificação

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Comercio 780