Porto de Aveiro encomendou estudos para a modernização do VTS

2213
Porto de Aveiro.

A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou, este mês, a elaboração de estudos prévios para a modernização tecnológica do VTS do Porto de Aveiro e Porto da Figueira da Foz.

O serviço de tráfego de navios (VTS, Vessel Traffic Service) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo.

No caso de Aveiro, a prestação de serviços tem um valor contratualizado de 18.990 euros. Já o estudo prévio para a modernização do VTS da estrutura portuária da Figueira da Foz foi adjudicado por 14.290 euros.

A APA escolheu a mesma empresa especializada em controlo marítimo, que ficou encarregada de entrega os estudos necessários em 60 dias.

Em agosto de 2022, a administração portuária assinou com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) um protocolo para a modernização tecnológica dos VTS dos dois portos que gere, tendo em vista a melhoria das condições de segurança de navegação, bem como um melhor controlo e planeamento de navios.

O projeto passa pela integração dos subsistemas de Aveiro e Figueira da Foz tendo em vista assegurar “uma comunicação mais eficaz com o sistema VTS Nacional”.

A instalação de equipamentos tecnologicamente ajudará no planeamento portuário, permitindo um sistema de navegação assistida.

Artigos relacionados

Aveiro: Mário Campolargo no lançamento da iniciativa “Portos Ideias Factory”

Porto de Aveiro celebra aniversário com aposta em projetos de expansão

215 anos da abertura da barra: Porto de Aveiro divulgou programa comemorativo de “obra épica”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.