
A Igreja Paroquial, ou de Santa Maria, fica na confluência dos rios Ul e Antuã e fronteira ao Castro, data de 1790, no concelho de Oliveira de Azeméis.
Por Fernando Ferreira Dias *
Este templo assenta sobre plataforma de um raro monumento romano ou romanizado, de onde foram exumados dois preciosos padrões: o marco miliário da milha XII e o Terminus Augustalis, o qual se encontra embutido na parede exterior da sacristia.

Ul é talvez um nome de origem celta, talvez de “uria”, ou seja, ribeiro. Ul é um topónimo que tanto pode ser a localidade como o rio que a banha e onde se junta ao Antuã, no lugar da Ponte de Dois Rios.
O atual lugar de Ul recebeu o nome de uma ribeira homónima conhecida na época medieval como rio Ure 1041 (Rio Urio 1220). A raiz desta palavra «ur» pode ser das Vascongadas.
Por toda a região, teve os vestígios de povos pré-históricos, como atestam as pedras tumulares aqui encontradas, a que se seguiram ocupações mais recentes, a romana, visigoda e árabe.
É conhecida a presença Árabe, tradicionalmente associada ao lugar da corredoria, onde, reza a lenda, havia torneios ou outros desportos equestres naquele período, provavelmente quartel do Rei Simea, derrotado por Bermudo III, na célebre batalha de Cesar, em Abril de 1035.
O nome da localidade, pode estar associado a uma eventual origem anglosaxónica. Pinho Leal aventa mesmo a hipótese de ter uma raiz normanda ou goda, mas a hipótese Celta também é válida.
Farinha, Pão e Arroz
A existência dos cursos de água, para rega na agricultura e pela força das águas, permitiu que surgisse a construção de moinhos (docum. XVIII já atestam a sua presença em terras de Ul) em ambas as margens moeram farinha que, por sua vez, deu “alimento” a outra actividade complementar – a do fabrico do famosíssimo pão de Ul.Embora o sector de moagem, hoje ultrapassado, tem um núcleo molinológico, como lembrança, mantem grande vitalidade.
Mais recentemente, os moinhos foram utilizados para o descasque do arroz, mas progressivamente, se foi modernizando a indústria, que faz com que 60% da produção nacional, seja aqui produzida, tendo fábricas conhecidas no ramo do descasque de arroz: Valente Marques/Caçarola, Novaarroz, a UDAUL e a Saludães. O café Caravela também tem a fábrica de torrefação em Ul.
* https://www.facebook.com/fernando.dias.5243
Apelo a voluntários para ação de limpeza com almoço convívio
A Associação do Parque Temático Molinológico (APTM) agendou para 19 de julho uma “ação de voluntariado com o intuito de dar continuidade aos trabalhos de manutenção e limpeza nas áreas envolventes” (+ info sobre a atividade).
A Aldeia de Ul e o Parque Temático Molinológico
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






