
A Escola não se cinge, nos dias de hoje, à tradicional transmissão de saberes entre o professor e os seus alunos. A participação da comunidade escolar, a articulação de conteúdos programáticos entre diferentes disciplinas e ciclos escolares e a inclusão de temas atuais e relevantes, trabalhados de forma criativa, motivante e abrangente, facilitam a aquisição de conhecimento e adicionam uma dimensão mais abrangente ao processo de aprendizagem dos nossos alunos.
Por Sandra Morais *
Como professora de Ciências Naturais do 2.º ciclo, não me posso demitir da obrigação de complementar os conteúdos programáticos a lecionar com atividades que permitam adquirir conhecimentos sobre assuntos relacionados com o ambiente e sensibilizar para a adoção de comportamentos adequados com vista à sua preservação.
De entre os diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos no programa, cada turma tem de selecionar um e desenvolver atividades com vista a alcançá-lo.
No ano letivo 2024-25, foi escolhido, pela minha turma, o ODS 15 “Proteger a vida terrestre” e foi neste âmbito que planeei articular atividades com diferentes disciplinas e ciclos, o que me levou a recorrer ao “Florestas.pt” como parceria externa.
Existindo no Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor, onde leciono, o projeto “É nosso convidado”, propus integrá-lo, igualmente, nas atividades a desenvolver. Este é um projeto que visa desenvolver a vivência, na escola, de uma cultura participativa entre pais, encarregados de educação, membros ativos da comunidade/sociedade, professores e alunos, através de um convidado que apresenta uma sessão e um tema de interesse social ou cultural, em sala de aula.
Tendo por objetivo principal sensibilizar os alunos para a proteção da floresta e para a importância deste ecossistema terrestre, foi desenvolvida uma atividade, em articulação com diferentes disciplinas, que consistiu numa construção, em representação de uma floresta, e na divulgação de medidas para a sua sustentabilidade, com recurso a materiais reutilizáveis.
A construção exposta na Escola Eugénio dos Santos, do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, assinalou o Dia Internacional das Florestas (21 de março).
Sensibilizar os alunos para a proteção da floresta de forma multidisciplinar
Através do projeto “É nosso convidado”, contamos com a participação de um avô – avô de um dos alunos – que ajudou a construir a floresta com materiais reutilizáveis. Demos-lhe o nome de “floresta geométrica” e aplicámos conteúdos das diferentes disciplinas:
– Na disciplina de matemática foram construídos sólidos geométricos, que constituíram as copas das árvores;
– Na disciplina de Ciências Naturais foi realizado um trabalho sobre a floresta portuguesa autóctone, que permitiu dar “voz” às respetivas árvores, fazendo a descrição das suas características;
– Na disciplina de Português foi feita a correção dos textos;
– Na disciplina de Educação Visual, os alunos estudaram “a cor”, tendo por base a mudança de cor das folhas das arvores, e, recorrendo a sobras de papel da reprografia, fizeram réplicas das folhas que foram recolhidas na escola;
– Na disciplina de Formação Cívica, os alunos dos 5.º e 6.º anos escreveram medidas de sustentabilidade sobre a floresta, que depois foram traduzidas para inglês no seu verso.
O 3.º ciclo participou também nesta atividade: os sétimos anos escreveram versos e poemas, uma vez que o Dia Mundial da Arvore / Dia Mundial das Florestas coincide com o Dia Mundial da Poesia; os alunos do 8.º ano escreveram medidas de sustentabilidade em inglês e os do 9.º ano em francês.
Momentos que marcam e expandem conhecimentos
O produto final resultou numa árvore construída com materiais reutilizáveis e com medidas de apelo à proteção das florestas, o que permitiu sensibilizar os alunos para as várias problemáticas que podem afetar este ecossistema e todos os seres que a habitam, provendo a reutilização de materiais e evitando o desperdício, ou seja, promovendo o valor da floresta.
A sessão ministrada pelo “Florestas.pt” foi uma mais-valia para a atividade, pois permitiu consolidar o ODS 15 “Proteger a vida terrestre” e expandir o conhecimento dos alunos sobre este tema.
A participação ativa da comunidade escolar e parceiros externos, conjugada com o desenvolvimento de atividades criativas e motivadoras, tendo por objetivo sensibilizar os alunos para problemáticas atuais, como por exemplo o meio ambiente, representam momentos que ficarão na memória dos nossos alunos e que permitem reforçar e expandir os conhecimentos que adquirem na Escola.
* Licenciada em Ensino, na variante de Matemática e Ciências Naturais. Professora há 26 anos, leciona desde 2021 no Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor – Escola Eugénio dos Santos. Artigo publicado no site Florestas.pt
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