
Uma empresa baseada em Aveiro figura entre as seis “soluções inovadoras” selecionadas pela Iniciativa do Health Cluster Portugal “para responder a desafios colocados por dois hospitais portugueses, dois franceses e um hospital da Eslováquia.”
23 candidaturas apresentadas para “dar resposta a desafios reais enfrentados por hospitais europeus de referência” foram avaliadas no âmbito da iniciativa ‘Hospital Innovation Challenge’.
Informação divulgada em comunicado a pretexto do ‘Innovating Health Together Conference’, que decorre entre hoje e amanhã na cidade do Porto.
A filial portuguesa da multinacional suíça Vitruvian Shield, que tem serviços instalados no Parque de Ciência e Inovação (PCI) de Aveiro, desenvolveu uma plataforma digital de saúde em modelo ‘SaaS’ (acesso online) para ensaios clínicos descentralizados, gestão de doenças crónicas e monitorização remota de pacientes.
O desafio lançado pela Unidade Local de Saúde de São João passava pelo desenvolvimento de uma ferramenta de IA para otimização do processo de doação de órgãos, em doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
Integrando dispositivos wearable, a plataforma selecionada disponibiliza análises suportadas por inteligência artificial e conformidade regulamentar, “permitindo a recolha de dados em tempo real e a produção de evidência clínica robusta”.
“Ao captar continuamente sinais vitais e aplicar algoritmos preditivos, a plataforma deteta precocemente situações de deterioração clínica, envolve os pacientes e emite alertas atempados, o que permite aumentar a segurança, apoiando os cuidados à distância e impulsionando a geração de cuidados de saúde preditivos em contexto hospitalar e descentralizado”, explica o comunicado.
Entre as outras soluções selecionadas estão as de três empresas portuguesas, uma de Espanha, uma Eslovaca e uma empresa baseada na Letónia/ Ucrânia, refletindo “a boa adesão que a iniciativa recebeu tanto em Portugal como fora do país, assim como a capacidade de estas empresas responderem praticamente em tempo recorde com soluções que vão ao encontro das reais necessidades dos hospitais, e cuja implementação permitirá melhorar os resultados em saúde”, refere Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal.
O ‘Hospital Innovation Challenge’ pretende assumir-se como uma “iniciativa com continuidade, estabelecendo-se como um ponto de encontro regular entre hospitais e empresas, podendo acelerar a implementação de soluções inovadoras que permitam tornar a saúde mais preditiva, eficiente e equitativa”.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e donativos
Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para fazer um donativo. Pode, também, usar transferência bancária, bem como ativar rapidamente campanhas promocionais (mais informações aqui).






