Plano Nacional de Investimentos / PNI 2030: Parecer da CI Região de Aveiro

1600
Plano Nacional de Investimentos / PNI 2030.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito do debate público promovido pelo Governo, definiu a capacitação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), as Vias Estruturantes de sustentabilidade dos acessos a áreas de Localização Empresarial da Região, a Qualificação da Ria de Aveiro e a Ligação Ferroviária Aveiro / Viseu / Salamanca, como as quatro prioridades da Região de Aveiro, para o Plano Nacional de Investimentos / PNI 2030.

As propostas agora apresentadas recolheram o consenso dos 11 Municípios da CIRA e fazem parte da Estratégia Integrada de Base Territorial da Região de Aveiro, que temos em execução.

A CI Região de Aveiro de acordo com o momento e forma que o Governo entender por bem, estará disponível para apresentar de forma completa e detalhada estas prioridades, que têm já trabalho executado e em curso, mas que continuarão a necessitar de desenvolver, de forma integrada, com vários departamentos Governamentais, o CHBV, a Universidade de Aveiro, entre outras, um trabalho de interligação com as propostas em estruturação de objetivos importantes para a Região de Aveiro, a financiar pelos Fundos Comunitários do Quadro Pós-2020, em áreas como a Educação, os Equipamentos Sociais, a Floresta, a Cultura, o Parque de Ciência e Inovação, o Porto de Aveiro, entre outras.

A CIRA apresenta as quatro prioridades da Região de Aveiro a integrar no PNI 2030, na perspetiva do seu desenvolvimento desde já e da sua execução até 2027, com financiamento do próximo Quadro de Fundos Comunitários Pós-2020 e com participação dos orçamentos dos Municípios e do Estado.

» Capacitação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) / Ampliação do Hospital Infante D. Pedro e Qualificação dos Hospitais de Águeda e Estarreja;

» Vias para a Competitividade (PIMTRA);

» Qualificação da Ria de Aveiro, Defesa Costeira e Gestão das Alterações Climáticas;

» Ligação Ferroviária Aveiro / Viseu / Salamanca.

Consultar parecer da CIRA na integra