Pesca ilegal: GNR apreendeu quatro quilos de meixão

2011
Apreensão de meixão pela GNR.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro, apreendeu, hoje, quatro quilos de meixão na localidade de Salreu, concelho de Estarreja, anunciou a GNR.

A apreensão dos quatro quilos de meixão, que correspondem a mais de 2.000 espécimes, tem um valor estimado de 2.000 euros no mercado nacional, podendo, no mercado final (países Europeus e Asiáticos), atingir o valor de mais de 30.000 euros.

“No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares abordaram uma viatura num dos acessos à Ria de Aveiro”, refere o comunicado.

No interior, os Guardas detetaram quatro quilos de meixão, tendo sido identificados os ocupantes do veículo, três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 57 anos.  

“Nesta ação foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie, nomeadamente três rapetas, botas de borracha, quatro lanternas, quatro peneiros, uma navalha e um fato impermeável”.

As rapetas, explica a GNR, são utensílios de pesca composto por um cabo de madeira de comprimento variável, ao qual tem acoplado numa das extremidades um aro de ferro com uma rede tipo mosquiteira.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
A operação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental de Ovar.

Comercio 780