PCP com a população e agricultores da Marinha em todos os centros de decisão política

1466
Foto de José Eduardo Elvas.
Comercio 780

Uma delegação da Concelhia de Ovar do Partido Comunista Português esteve ontem com os agricultores e as populações do lugar da Marinha, ouvindo as suas preocupações e anseios.

Foi possível ver o avanço da água salgada da ria sobre terrenos agrícolas, que destrói colheitas, põe em causa o cultivo da terra e consequentemente a agricultura familiar, dominante na zona. Ameaça casas e corta as ruas, obrigando os moradores a atravessar, a pé ou de carro, verdadeiras lagoas.

As obras, há muito reivindicadas pelos agricultores e populações, não têm dado a resposta esperada aos seus problemas. Note-se que estas obras foram projectadas à margem dos que ali vivem.

Assim, o Domínio Público Marítimo (DPM) foi estabelecido a partir do ponto actual do nível médio das águas. Os agricultores defendem, porém, que esta área deveria consignar como margem física a que, virtualmente, se encontra submersa, uma vez que a definição do DPM estabelecida inclui juncais e outras áreas agrícolas que sempre foram cultivadas.

Acresce que, as barreiras de protecção criadas com a dragagem para tentar impedir o avanço do caudal da Ria claramente não cumprem o objectivo traçado e as areias retiradas, que poderiam criar um cordão protector face ao avanço da água, não estão a ser depositadas nas suas margens.

De acordo com os agricultores as obras estão a ser feitas com o objectivo de tornar a Ria navegável para investidores do turismo, uma vez que apenas se está a criar condições para a existência de um canal de navegação.

O PCP fará chegar os anseios e aspirações da população e agricultores do lugar da Marinha, a todos os órgãos que contam com a sua representação, designadamente, a Assembleia da República, o Parlamento Europeu, a Assembleia Municipal de Ovar, assim como, a Assembleia da União de Freguesias.

O PCP manifesta todo o seu apoio e solidariedade aos moradores e agricultores do lugar da Marinha, apelando a que se façam ouvir as suas justas reivindicações.

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

Publicidade, Serviços & Donativos