PART (em falta) na ferrovia da Região de Aveiro

2821
Estação ferroviária de Ovar, Linha do Norte.

É fundamental o cuidado com a mobilidade dos cidadãos, apostando em transportes ambientalmente e economicamente sustentáveis, a preços acessíveis.

Por Nuno G. Bigotte O. Santos

O PART – Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos, já foi implementado na ferrovia em várias Comunidades Intermunicipais que reconheceram a importância desta medida.

Considerando que “o principal eixo urbano da Região de Aveiro é aquele que liga Aveiro-Estarreja-Ovar-Esmoriz”, o qual é percorrido diariamente por milhares de pessoas, está a decorrer uma Petição Pública por iniciativa de alguns cidadãos de Ovar e Aveiro, no sentido de pressionar as autarquias da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para a implementação daquele programa nas suas ligações ferroviárias.

A petição refere que é fundamental o cuidado com a mobilidade dos cidadãos, apostando em transportes ambientalmente e economicamente sustentáveis, a preços acessíveis.

Os promotores defendem que “há milhares de munícipes que se deslocam diariamente tanto entre estações e apeadeiros dos concelhos de Oliveira do Bairro, Aveiro, Estarreja e Ovar como destes para a Área do Porto ou para a de Coimbra” e que é “geralmente aceite por todos que o meio de transporte público maioritariamente usado pelos cidadãos da CIRA para se deslocarem diariamente de e para o trabalho não é o rodoviário, mas sim o ferroviário”, pelo que é lamentável que se privilegie o transporte rodoviário na redução de tarifário, o que revela “desconhecimento e até desconsideração”, por parte dos responsáveis autárquicos, com a maioria dos cidadãos, que se deslocam diariamente de comboio.

Quem quiser assinar a petição pode fazê-lo seguindo este link:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Ferrovia-CIRA&fbclid=IwAR2ZJyRu6muZa48rslYNHPtX0THEydYeIDMdFY6RxXmaZKqxMx0YVVPxXnM”

* [email protected]

Publicidade, Serviços & Donativos