“Pão de Ul – Uma Profissão com História” valoriza e reconhece padeiras/os de Ul

1032
Pão de Ul (site Parque Temático Molinológico).

A Câmara Municipal apresentou em conferência de imprensa o Projeto “Pão de Ul – Uma Profissão com História” que pretende enaltecer esta profissão ancestral, perpetuando as histórias, memórias e o futuro das padeiras de Ul.

O Projeto, que vai decorrer ao longo de cerca de 26 semanas, contempla recolha biográfica dos/as padeiros/as, fotos e vídeos da sua atividade, projeto que culminará no Dia Mundial do Pão de 2023 com uma exposição sobre o projeto e com o lançamento de uma publicação com base em fotografia dedicada a esta profissão.

Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, “o objetivo é valorizar todo o trabalho que tem sido feito para preservar e promover esta iguaria oliveirense, uma das grandes marcas identitárias da nossa gastronomia”.

No mesmo momento, o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge Ferreira, informou que “a 24ª Edição do Mercado à Moda Antiga decorrerá nos dias 20 e 21 de maio 2023, homenageando as padeiras e os padeiros de Ul, com um cartaz que lhes será inteiramente dedicado”. O maior evento do concelho e da região, ocupará uma área próxima de 4 hectares e envolverá perto de uma centena de associações, coletividades e artesãos, contando ainda com mais de 2.000 figurantes que recriarão o antigo mercado que se realizava nos finais do século XIX na antiga Praça dos Vales.

Este evento que já se afirmou como o grande cartaz cultural do concelho mostrará antigos usos e costumes das gentes oliveirenses elevando a identidade de um concelho culturalmente rico e atrativo.

Câmara de Oliveira de Azeméis

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780