Pai e filho condenados a prisão por tentativa de homicídio em Ovar

1322
Tribunal de Aveiro.

Dois homens, pai e filho, de 55 e 28 anos, foram condenados a penas de prisão no Tribunal de Aveiro, esta quarta-feira, pela tentativa de homicídio que ocorreu em Ovar em fevereiro do ano passado.

O acusado mais velho (já com antecedentes por crimes violentos, incluindo outra tentativa de homicídio) foi quem recebeu a pena mais pesada, de seis anos de cadeia (homicídio tentado e ofensas à integridade física). Já o filho tem de cumprir quatro anos e oito meses de reclusão por homicídio tentado.

Ambos terão, ainda, de pagar solidariamente a conta dos tratamentos hospitalares (13.600 euros) apresentada pelo Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV).

Quanto ao pedido de indemnização feito pelo ofendido, o mesmo terá de ser apreciado em processo separado a correr em juízo cível porque não é conhecida ainda a extensão das consequências físicas das agressões.

Por motivos que não foi possível apurar em concreto, os arguidos partiram para o confronto físico. O coletivo de juízes não deu como provada a possibilidade de zangas entre vizinhos ou uma vingança por processos judiciais de que os dois acusados teriam sido alvo. ‘Caiu por terra’ também a versão de que o esfaqueamento teria sido cometido pela própria vítima, sem querer,  quando esbracejava a defender-se.

O homem de 49 anos, que se encontrava acompanhado da esposa, foi agredido violentamente (socos, pontapés e esfaqueamento na zona abdominal).  Os agressores fugiram do local deixando-o a esvair-se em sangue, valendo-lhe a ajuda prestada pela esposa e pelo filho, bem como a rápida intervenção dos meios de socorro.

O arguido mais novo não tem qualquer ocupação profissional definida e o pai era comerciante e pescador. Ambos vão permanecer em prisão preventiva a aguardar o trânsito em julgado do processo.

Artigo relacionado

Pai e filho em prisão preventiva por tentativa de homicídio em Ovar

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.