“Os sonhos de Joana”

633
Capa.
Smartfire 728×90 – 1

A infanta Joana vive numa época fervilhante, em que o reino passa por grandes mudanças e enfrenta enormes desafios.

Por Lourenço Proença de Moura *

O Norte de África tornou-se um espaço de conquista, mas também de elevados custos humanos e do erário régio. Por outro lado, os navios que têm contornado a sua costa ocidental, cumprindo ordens de El-rei, seu pai, trazem a cada dia notícias de novas terras, novos povos e, claro, novos bens que podem ser comerciados. Lisboa tornou-se um dos maiores centros de mudança do mundo conhecido, onde confluem gentes das mais diversas fés e culturas.

Com a riqueza florescem a ambição, os jogos de poder e as intrigas.

O sentido de justiça é ajustado por opções de governação pragmáticas. Joana tem dificuldade em compreender esta realidade tão complexa e sente-se cada vez mais confusa e incomodada. O seu sentido religioso reforça-se. A opção por uma vida em reclusão, longe de todos os conflitos de interesse, aumenta progressivamente como se fosse um aconchegante refúgio no meio de uma tempestade.

Por entre as suas convicções, mas sobretudo muitas dúvidas e anseios, tem alguns sonhos misteriosos, que no início não consegue compreender…

* Autor do livro “Os Sonhos de Joana”, que tem apresentação agendada para a Livraria Santa Joana, em Aveiro, a 10 de maio, pelas 18:00.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.