Organização de produção “em larga escala” de liamba tinha armazém na região de Aveiro

758
Polícia Judiciária.
Dreamweb 728×90 – Video I

A Diretoria do Norte da Polícia Judiciária anunciou o desmantelamento de uma organização dedicada “à produção, em larga escala, de liamba destinada à exportação para diversos países europeus” que usava armazéns nas zonas de Braga e de Aveiro.

“A investigação iniciou-se com a apreensão de encomendas de canábis detetadas no circuito de expedição, dirigidas a país da Europa Central”, refere um comunicado.

Segundo a PJ, foram localizados dois armazéns industriais, um situado em concelho do distrito de Braga e outro em concelho do distrito de Aveiro, “ambos utilizados em simultâneo pela organização, dotados de um conjunto de estufas e áreas de secagem, destinadas à produção industrial, ilícita, de liamba.”

“Naquelas duas estruturas foram edificadas e estavam em produção um total de dez estufas, dotadas de sistemas de aquecimento, extração de ar e ventilação, acrescidas de outras duas dirigidas ao processo de secagem, sendo o produto final posteriormente acondicionado em vácuo”, adianta o comunicado.

A PJ informa, ainda, que na sexta-feira passada, “concluindo persistente recolha de informação, concretizou-se a operação policial de buscas para o domicílio que ocupavam na região do Porto e para os armazéns, procedendo-se à detenção de cinco indivíduos, todos do sexo masculino, quatro estrangeiros e um cidadão nacional, com idades compreendidas entre os 21 e os 40 anos, responsáveis pela produção e exportação daquele estupefaciente.”

Das buscas efetuadas, resultou a apreensão de 3700 pés da planta canábis sativa e de aproximadamente 100 quilogramas de liamba pronta a ser embalada, bem como de outros elementos de prova.

Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo sido determinada a todos a medida de coação de prisão preventiva.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.

Comercio 780