Orçamentos Participativos Nacionais entregam mais de 900 mil euros a projetos de Águeda

1514
Orçamentos Participativos Nacionais.

Três projetos que incidem diretamente no concelho de Águeda foram contemplados nos Orçamentos Participativos Nacionais. Os apoios em programas deste género atingem 900 mil euros.

A mais recente edição do Orçamento Participativo Portugal 2018 contou a concurso com 618 projetos, nas mais diversas áreas, propostos por cidadãos de todo o país.

Alé da “Feira das Lambarices”, projeto mais votado a nível nacional, com um orçamento de 250 mil euros, figuram nos vencedores as candidaturas “Aldeia Didática e Divertida” e “Explorappateira”, estes dois vencedores a nível regional, que têm um orçamento de 300 mil euros e 200 mil euros respetivamente.

Segundo Edson Santos, vice presidente da autarquia aguedense destacou “a capacidade de acreditar e mobilizar tantas pessoas” dos propononentes”. As propostas destacaram-se anível regional e nacional constituindo “um exemplo de cidadania e a certeza de que em Águeda os cidadãos são participativos e trabalham em prol do seu concelho e da sua região.” A Câmara irá estar “obviamente ao lado dos proponentes para apoiar na implementação destes projetos”.

No âmbito do OP Jovem Portugal, foi assinado o protocolo entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que esteve representado pelo seu presidente, Vitor Pataco, e a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, representada pelo presidente João Branco e por Nuno Sequeira, membro da direção.

O documento assinado formaliza o início da implementação nos territórios dos municípios de Águeda e de Aveiro de três projetos que resultaram das propostas ao Orçamento Participativo Jovem Portugal – OPJovem 2017.

“Liga-te à Pateira”, na área da sustentabilidade ambiental,tem um orçamento de 75 mil euros (Inês Tavares de Castro, Hélder da Silva Arede, Alexandre Resende Reis Pires). “Arribeirar”, no âmbito da sustentabilidade ambiental, com um orçamento de 40 mil euros (Sandrina Dias Pereira). E ainda “O Grande Livro do Parque”, relacionada com educação para as ciências,  tem orçamento de 60 mil euros (Catarina Isabel Oliveira Tomaz).

Artigo relacionado

Projetos do OP Jovem nacional vão para ‘o terreno’