Oliveira do Bairro: Linha de Alta Velocidade

2272
EIA - Resumo (Alta Velocidade).

O Auditório do Espaço Inovação, em Vila Verde – Oliveira do Bairro, encheu-se esta quarta-feira, 12 de julho, para uma sessão de esclarecimento sobre as propostas de passagem da Linha de Alta Velocidade no Concelho.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, entidade que promoveu a iniciativa, apresentou desde logo os objetivos da sessão, que passaram por apresentar um estudo técnico das duas propostas de traçado que o Governo definiu e esclarecer os munícipes, tendo em conta a informação disponível, no âmbito do projeto do Lote B – Troço Soure / Aveiro (Oiã), com cerca de 70 km de extensão, que faz parte integrante da futura Linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa.

Embora esteja ainda num período de auscultação da população, para depois apresentar a posição oficial do Município, Duarte Novo esclareceu que a “decisão de avançar com a linha de Alta Velocidade, assim como os locais por onde vai passar, é do Governo e é um investimento que não trará qualquer mais valia direta para o Concelho de Oliveira do Bairro”. “No entanto”, explicou o autarca, “esta é a realidade que temos que enfrentar e, da nossa parte, tudo faremos para que os impactos negativos dessa decisão sejam os mínimos possíveis para as famílias do nosso Concelho que vão ser afetadas, nomeadamente através da pronúncia sobre a escolha do traçado que menos prejuízos causará”.

Para isso, Duarte Novo fez questão de disponibilizar os serviços da autarquia para ajudar todos os munícipes que estiverem interessados em dar o seu contributo no período de discussão pública do projeto, que poder ser feito até 31 de julho, através do portal www.participa.pt. Os pedidos podem ser feitos para o e-mail [email protected].

A apresentação técnica dos dois traçados, Eixo 4/5, que passará a poente da A1 no concelho, e a Variante de Oliveira do Bairro, que é a designação da proposta alternativa, que passa a nascente da mesma via, foi feita por Isabel Simões, Chefe de Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística, e Jorge Pato, Vice-Presidente de Câmara.

Após a apresentação, foram colocadas e debatidas várias questões relativas aos impactos dos dois traçados, havendo natural apreensão e preocupação por parte das pessoas cujas casas e terrenos se cruzam com os traçados.

Câmara de Oliveira do Bairro

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.