Bronze para aluno de Aveiro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

2979
Olimpíadas de Matemática.

Um aluno de Aveiro esteve em destaque na 64ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO2023), que decorreram em Chiba, no Japão.

A equipa portuguesa conquistou uma medalha de bronze e quatro menções honrosas.

Rafael Inácio, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, trouxe a medalha de bronze, André Pinheiro. Tiago Sousa, Tomás Faria e Xingyu Zhu foram distinguidos com menções honrosas. Da comitiva portuguesa faziam ainda parte Apolo Gomes, aluno da equipa, Joana Teles, chefe de equipa, e Nuno Arala, tutor.

Este ano, pela primeira vez, um problema proposto por Portugal foi escolhido para fazer parte de uma prova das IMO. Os autores do problema são Tiago Mourão e Nuno Arala, também eles antigos olímpicos.

Portugal participou pela primeira vez nas IMO em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), oito de prata, 41 de bronze e 46 menções honrosas.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, a Fundação Calouste Gulbenkian, o novobanco, a Altice e a Texas Instruments apoiam a realização das Olimpíadas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.