Bronze para aluno de Aveiro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

2999
Olimpíadas de Matemática.
Dreamweb 728×90 – Video I

Um aluno de Aveiro esteve em destaque na 64ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO2023), que decorreram em Chiba, no Japão.

A equipa portuguesa conquistou uma medalha de bronze e quatro menções honrosas.

Rafael Inácio, aluno do 12.º ano da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, trouxe a medalha de bronze, André Pinheiro. Tiago Sousa, Tomás Faria e Xingyu Zhu foram distinguidos com menções honrosas. Da comitiva portuguesa faziam ainda parte Apolo Gomes, aluno da equipa, Joana Teles, chefe de equipa, e Nuno Arala, tutor.

Este ano, pela primeira vez, um problema proposto por Portugal foi escolhido para fazer parte de uma prova das IMO. Os autores do problema são Tiago Mourão e Nuno Arala, também eles antigos olímpicos.

Portugal participou pela primeira vez nas IMO em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), oito de prata, 41 de bronze e 46 menções honrosas.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, a Fundação Calouste Gulbenkian, o novobanco, a Altice e a Texas Instruments apoiam a realização das Olimpíadas.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.