Oliveira do Bairro: Financiamento bancário paga comparticipação municipal de obra escolar

1332
EB 2.3 Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, Oliveira do Bairro.
Comercio 780

O município de Oliveira do Bairro vai recorrer a financiamento bancário para garantir a comparticipação necessária à obra, em curso, de reabilitação da escola EB 2,3 Dr. Fernando Peixinho, que também inclui a construção de um pavilhão desportivo.

O executivo liderado por Duarte Novo pretende recorrer a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI) no montante de 780.000 euros, a amortizar pelo prazo de 15 anos.

A candidatura foi aprovada por unanimidade no seio da vereação de maioria CDS, aguardando ‘luz verde’ da Assembleia Municipal, antes de seguir para ‘visto’ do Tribunal de Contas (TC).

O financiamento decorrerá no âmbito de uma linha do BEI negociada para as autarquias portuguesas.

Com um prazo de execução de oito meses, a empreitada tem um custo total de cerca de 1,6 milhões de euros, sendo a comparticipação de fundos comunitários de 535.000 euros.

A obra incide na reabilitação do bloco do 2º e 3º ciclos, ampliação do refeitório, construção de pavilhão desportivo e a requalificação dos espaços exteriores.

Mais um passo para modernização do parque escolar de Oliveira do Bairro, de modo a permitir “a correção de problemas construtivos existentes, melhorar as condições de utilização, de segurança e de acessibilidade”, mas também “a garantir a eficiência energética” por forma a reduzir os custos de manutenção e adequar as condições espaço-funcionais e os respetivos equipamentos às exigências decorrentes dos novos paradigmas educativos.

Artigo relacionado

EB 2,3 de Oiã entrou em obras de requalificação

Comercio 780