EB 2,3 de Oiã entrou em obras de requalificação

1953
EB 2.3 Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, Oliveira do Bairro.
Comercio 780

As obras da empreitada de reabilitação da EB 2.3 Dr. Fernando Peixinho, em Oiã, Oliveira do Bairro, arrancaram ontem.

Um investimento de cerca de um milhão de euros assumido pelo município local, refere uma nota de imprensa.

A empreitada inclui uma intervenção no refeitório, a construção de um pavilhão desportivo, balneários e instalações sanitárias e ainda os arranjos exteriores, para além de intervenções no exterior dos edifícios, de forma a assegurar condições de acessibilidade para mobilidade condicionada, através de rampas nas entradas, de uma plataforma elevatória e de sanitários adaptados em todos os pisos. As redes de águas e esgotos serão também alvo de reabilitação.

Segundo Lília Ana Águas, vereadora da Educação, a empreitada permite dotar a EB 2.3 Dr. Fernando Peixinho “as mesmas condições de qualidade que os seus colegas de Oliveira do Bairro conseguiram após a intervenção feita na EB 2.3 Dr. Acácio de Azevedo, garantindo assim que o parque escolar concelhio fique uniformizado ao nível das suas infraestruturas”.

Com um prazo de execução de oito meses, tem um custo total de cerca de 1,6 milhões de euros, sendo a comparticipação de fundos comunitários de 535.000 euros.

As obras começam pela intervenção no refeitório, seguindo-se a construção do pavilhão desportivo, com um planeamento que vai procurar interferir o menos possível com o desenrolar das aulas.

A intervenção nos espaços desportivos prevê a reabilitação do ginásio, balneários e arrumos existentes, de modo a garantir um espaço interior protegido das variações das condições climáticas, e a construção de um pavilhão apoiado por balneários e zona técnica, no local do atual campo desportivo.

Serão também feitas intervenções na cozinha e refeitório, cuja sala de refeições será ampliada.

Segundo a edilidade, a frente da escola será “redesenhada”, oferecendo mais segurança para os alunos na saída para a rua e nas suas condições de acesso.