Oliveira do Bairro: Câmara destaca contas positivas e redução da dívida

1925
Oliveira do Bairro.
Dreamweb 728×90 – Video I

O relatório de gestão de 2018 do município de Oliveira do Bairro “evidencia um resultado líquido positivo de perto de meio milhão de euros”, informa uma nota de imprensa.

É o dado principal apontado ao exercício do primeiro ano completo de gestão do atual executivo de maioria CDS, “invertendo a tendência após os resultados de 2017, em que a autarquia apresentou um prejuízo de 1,23 milhões de euros.”

Duarte Novo, presidente da Câmara, diz que “estas contas são reflexo do trabalho deste executivo e a gratificação que procuramos no dia-a-dia desta missão difícil, mas nobre, e que nos foi democraticamente incumbida”.

É dado relevo também ao resultado positivo de 466.181 euros ter sido alcançado a par da redução do passivo em mais de 22 de milhões de euros, “sendo a sua maior fatia em fornecedores e em compromissos anteriormente assumidos, mas só agora pagos”. A redução do endividamento municipal foi 1,944 milhões de euros.

No que respeita aos saldos orçamentais, apurou-se um saldo de gerência de 986.339 euros, a transitar para o exercício seguinte, “valor que fica disponível para investimento”.

A Câmara dá conta ainda da inexistência de pagamentos em atraso no final de 2018 e a redução do prazo médio de pagamentos a fornecedores, bem como os graus de execução orçamental da receita (86,83%) e da despesa (81,71%), superiores aos do ano anterior, 73,52% e 71,79% respetivamente.

O relatório foi aprovado por maioria, com os votos contra da oposição, seguindo para a Assembleia Municipal para aprovação final.

Publicidade, Serviços & Donativos