Oliveira do Bairro adere a iniciativa para combater o analfabetismo e a baixa literacia

926
Educação e formação de adultos.
Comercio 780

O Município de Oliveira do Bairro associou-se à Iniciativa Nacional Educação e Formação de Adultos – SMAL – Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias, com um programa de atividades que pretende combater e chamar a atenção para o analfabetismo e a baixa literacia.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura e da Idade Maior, destaca “a importância da literacia no Concelho de Oliveira do Bairro, tendo em conta que, segundo os Census de 2011, 12,1% da nossa população com mais de 15 anos não possuía qualquer nível de escolaridade, o que é preocupante, mesmo que os indicadores possam ter melhorado nos últimos 8 anos”.

Para a vereadora de Oliveira do Bairro, a associação do Município à Iniciativa Nacional Educação e Formação de Adultos – SMAL – Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias, tem também como objetivo “dar visibilidade às muitas atividades promovidas pela autarquia e por entidades parceiras, ao longo de todo o ano, de promoção do livro e da leitura e da cultura e tradições, para diversos públicos, de todas as idades, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida”.

Ainda no mesmo âmbito, o Município vai realizar um diagnóstico das necessidades de alfabetização e formação dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, em colaboração com o Núcleo Local de Inserção de Oliveira do Bairro. Os resultados deste diagnóstico, de acordo com Lília Ana Águas, “vão-nos permitir tomar decisões suportadas em dados concretos e elaborar propostas ao IEFP, para a implementação no concelho de cursos de formação em Competências Básicas (alfabetização, cidadania e TIC), que vão depois facilitar o acesso destas pessoas a cursos de Educação/Formação ou de Reconhecimento e Validação de Competências”.

Do programa delineado pelo Município de Oliveira do Bairro no âmbito do SMAL – Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias, fazem parte sessões de leitura para o público sénior, nos dias 11 e 18 de setembro, às 15h00, no Polo de Leitura da Palhaça e na Biblioteca Municipal, respetivamente, e o Workshop “Relaxar a mente, construir ligações – estratégias de relaxamento na gestão das relações familiares e profissionais”, no dia 28 de setembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal.

Destaque ainda para os workshops de preparação do projeto artístico comunitário “A Barbie in the House”, de António Bastos, que contará com a participação da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro, com espetáculo final marcado para 5 de outubro, e para os cursos de educação não formal (Pintura em Tela/Tecido, Guitarra Clássica, Artesanato e Costura e Informática, promovidos pelo Instituto de Educação e Cidadania (IEC), localizado na vila da Mamarrosa.

A iniciativa nacional SMAL – Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, surge no âmbito do Dia Internacional da Literacia, que se celebrou no passado dia 8 de Setembro, e é comemorado internacionalmente desde 1966.

O Dia Internacional da Literacia, que foi instituído pela UNESCO, é este ano dedicado à temática “Literacia e Multilinguismo”, cada vez mais importante face aos desafios que os contextos multiculturais e multilinguísticos acarretam.

Município de Oliveira do Bairro

Publicidade, Serviços & Donativos

 

Comercio 780