Oliveira de Azeméis: Autarquia compra estaleiros municipais para poupar nas rendas

1301
Paços de Concelho de Oliveira de Azeméis.
Comercio 780

O município de Oliveira de Azeméis anunciou hoje que decidiu investir 400 mil euros na aquisição do edifício dos estaleiros municipal, na Rua Joaquim da Silva Landeau. A proposta foi aprovada na última reunião do executivo, por unanimidade, seguindo para análise e votação da Assembleia Municipal.

Segundo o líder da edilidade, o imóvel ocupado desde 2013 representa uma renda de 3500 euros que em abril poderia aumentar para cerca de seis mil euros. “Decidimos a compra por uma medida racional de gestão, embora percebamos que não é o local ideal para este tipo de resposta pública mas que equacionamos nesta altura manter na esfera municipal. Seria incomportável pagar rendas destas que são incomportável”, explicou Joaquim Jorge.

“Encerramos um ciclo que começou pela alienação dos antigos estaleiros municipais que depois foram arrendados à empresa durante uma década. Acabámos por pagar em rendas o que praticamente recebemos pela venda”, adiantou o edil, lembrando que o acordo previa a aquisição “em condições vantajosas”, já que a Câmara efetuou melhoramentos de adaptação no valor de cerca de 200 mil euros.

“Corríamos risco de perder tudo, é um grande esforço do orçamento que se recupera todos os meses, enquadrando-se nas medidas de racionalidade de gestão da autarquia, que tenha boas contas, que saiba tomar boas decisões, que defendam o interesse público”, disse ainda Joaquim Jorge.

“Enquanto não encontramos uma solução para um equipamento com estas características, tudo que pouparmos em rendas é um bom investimento, o equipamento ficará disponível para uma nova resposta”, concluiu o edil.

Os estaleiros ocupam uma área coberta de 1100 metros quadrados, com área, ao todo, de quatro mil metros quadrados.