Oliveira de Azeméis: Autarquia adere ao Programa Aconchego

771
Cidade de Oliveira de Azeméis.
Dreamweb 728×90 – Video I

O Município de Oliveira de Azeméis vai celebrar um protocolo de cooperação com o Município do Porto para a implementação do programa Aconchego, que visa promover o alojamento de estudantes do ensino superior, em domicílios de pessoas com mais de 60 anos.

Criado em 2004 pela Câmara Municipal do Porto em parceria com a Federação Académica do Porto – FAP Social, a sua implementação tem-se revelado um sucesso e várias organizações da sociedade civil têm demonstrado interesse na sua replicação noutros concelhos e cidades do país.

O Executivo Municipal acredita que a implementação do programa Aconchego contribuirá para a promoção de importantes sinergias intergeracionais e de recursos sociais.

O Município de Oliveira de Azeméis receberá do Município do Porto apoio à implementação do programa, formação, acompanhamento técnico e instrumentos de diagnóstico, adesão, monitorização e avaliação.

O programa Aconchego prevê que a pessoa com mais de 60 anos disponibilize um quarto no seu domicílio para um estudante do ensino superior e, em simultâneo, beneficie da companhia do estudante, numa perspetiva de vivência intergeracional de troca mútua sem carácter monetário.

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal refere que “a replicação deste programa constitui um pequeno mas, acreditamos, muito significativo passo no sentido de trabalharmos, em Oliveira de Azeméis, soluções de combate à solidão sentida por alguns seniores constituindo, em simultâneo, uma opção de alojamento para alguns dos muitos estudantes do ensino superior que todos os anos escolhem o nosso território para prosseguir a sua formação superior”

Câmara de Oliveira de Azeméis

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.