Oliveira de Azeméis: Antiga Garagem Justino vai ser transformada em “grande centro cultural”

7386
Garangem Justino, Oliveira de Azeméis (foto jornal Voz de Azeméis).

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis confirmou hoje a aquisição por 550 mil euros, a pagar em três anos, do edifício da antiga Garagem Justino, no centro da cidade, para “transformar num grande centro cultural”, que irá completar os serviços do Museu Regional e do cine teatro Caracas, que será alvo de uma requalificação durante 2019.

“As indústrias criativas representam o futuro, ignorar esta realidade é estar fora deste tempo”, referiu Joaquim Jorge (PS) para quem o município oliveirense precisa de “complementar as respostas das suas indústrias transformadoras” com o investimento agora anunciado, seguindo-se a elaboração do programa funcional, procura de financiamentos e projeto de execução, que ainda não estimativa de custos.

A aquisição da antiga Garagem Justino, cuja construção remonta a 1949, é assumida como “um passo significativo para ter uma resposta estratégica” no âmbito da formação de artes plásticas, promoção de talentos e de manifestações artísticas, bem como uma galeria com exposição permanente, permitindo a Oliveira de Azeméis dinamizar eventos “com respostas integradas”.

“É uma das grandes indústrias do século XXI, a par do turismo. Quem não der respostas ficará para trás”, insistiu o edil relevando o facto do edifício a adquirir pelo município possuir “grandes áreas” nos seus três pisos e cerca de 3.000 metros quadrados.

A Câmara aprovou o negócio em recente reunião de executivo.