Período natalício e passagem de ano com menos transportes e recolha de lixo em Aveiro

2453
AveiroBus.

Os horários dos transportes públicos em Aveiro vão sofrer alterações no período festivo de Natal e Ano Novo, informa a Câmara local.

Relativamente ao serviço de autocarros, nos dias 24 e 31 de dezembro a última carreira com saída de Aveiro será até às 18:30.

Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro não haverá serviço da Aveirobus, exceto nas ligações ao ferryboat (linha 13).

A 24 e 31 de dezembro, o transporte de lancha e ferryboat terá a sua primeira travessia às 6:55 (São Jacinto > Forte da Barra), enquanto que a última travessia será pelas 18:30 (sentido Forte da Barra > São Jacinto).

Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, a primeira travessia será pelas 9:30, em São Jacinto e a última às 16:50 no Forte da Barra.

A Loja Buga (bicicletas gratuitas) estará fechada de 24 a 27 de dezembro e nos dias 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Já o estacionamento do Mercado Manuel Firmino fechará às 18:00 nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro estará encerrado.

O estacionamento na cidade nos dias 24 e 31 de dezembro não será pago.

Natal e Ano Novo sem recolha de resíduos

Nos dias de Natal e Ano Novo não haverá serviço de recolha de resíduos em Aveiro. Por isso, “a acumulação de resíduos nos contentores e via pública deve ser evitada, apelando-se à compreensão e colaboração de todos”.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, segundas-feiras, serão realizados como habitualmente dois serviços: um diurno, fora da zona urbana (das 6:00 às 14:00) e um noturno, na zona urbana, que será excecionalmente antecipado para as 14:00.

Os serviços de recolha e limpeza urbana retomam os horários normais nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, adianta a autarquia. O mesmo acontecerá com os pedidos de agendamento de recolhas de resíduos volumosos (monstros) e verdes, não havendo por isso motivo para a sua colocação sem aviso na via pública. Um serviço que é gratuito.

Alterações no serviço táxi

A Câmara deu autorização para que o transporte em táxi com licenças pertencentes ao “Conjunto D” (Aradas, São Bernardo, Santa Joana e Esgueira) e sede do concelho ( pela União de Freguesias da Gloria e Vera Cruz) possa efetuar no período natalício, compreendido entre o dia 15 de dezembro e o dia 15 de janeiro, a tomada de passageiros em todas as praças de táxis sinalizadas, como se de um Conjunto único se tratasse.
Durante este mesmo período, a Praça de Táxis localizada junto ao Centro Comercial Glicínias/Jumbo irá comportar quatro lugares de estacionamento, em substituição dos atuais dois lugares.

Comercio 780