Ol. de Azeméis: Primeiro mês da nova liderança concelhia do PSD

2356
PSD.
Comercio 780

Fez um mês que a Comissão Política encabeçada por Nuno Pires ganhou as eleições da Secção do PSD de Oliveira de Azeméis e, quase de imediato, começou a trabalhar.

Por Nuno Pires *

Renovação, Proximidade e Formação são os vectores de actuação desta Comissão Política: renovação de quadros e da forma de se fazer política em Oliveira de Azeméis; proximidade com os militantes, simpatizantes e todos os oliveirenses; formação dos agentes políticos eleitos, para estarem melhor preparados para o futuro.

Neste mês, o Presidente e os Vice-Presidentes Carla Rodrigues e João Rebelo Martins, juntamente com os Vereadores do PSD, exprimiram e questionaram, na comunicação social e em Reunião de Câmara, vários pontos de actuação do actual Executivo, em áreas como o saneamento, poluição atmosférica, candidaturas a fundos europeus, educação, rede viária e Centro Coordenador de Transportes, localização do mercado, educação e Conselho Consultivo:

✓ O contrato assinado com a Indaqua prevê um aumento da rede de saneamento. Um acordo que foi sempre negado pelo PS.

✓ A poluição atmosférica da EVA II deveria estar sanada em 2019. Está? O que fez a CMOA e as entidades responsáveis em relação a isso?

✓ O aumento do número de ecopontos é positivo; importa também assegurar a eficaz recolha e tratamento do lixo reciclado.

✓ A um executivo que afirmou não desperdiçar um cêntimo de fundos comunitários, pergunta-se que verbas/candidaturas é que Oliveira de Azeméis utilizou do fundo ambiental.

✓ Os 2.500.000 € de Fundos Comunitários para requalificação do edificado, obrigam a que seja intervencionado o mercado e contemplar o CCT? O edificado e os arruamentos contíguos ao Mercado Municipal e à Praça José da Costa, permitem uma circulação fluída de autocarros? A Praça José da Costa e o Jardim Público, continuarão a existir? Dado o Plano de Urbanização da Cidade, votado e aprovado no segundo mandato de Ângelo Azevedo, dada a construção do Mercadona e novas vias estruturantes, e a reabilitação da Linha do Vouga, não seria de pensar outra localização para o Mercado Municipal e o CCT?

✓ O estado das estradas do concelho foi abordado pelos vereadores do PSD,
especialmente os casos de S.Martinho da Gândara, Cucujães, Nogueira do Cravo, Carregosa e Ossela, além do derrube das vedações das pontes de Cavaleiros e da Margonça. A Câmara Municipal adquiriu e investiu numa máquina para asfalto; a questão que se coloca é: onde anda? Qual a sua rentabilidade?

✓ A 1ª fase da construção do novo Bloco C da Escola de Fajões ainda não começou. A 2ª fase da obra, que implica a intervenção nos blocos A e D, a demolição do bloco B e a reparação da cobertura do pavilhão, foi aprovado na última Reunião de Câmara. Prevê-se o início das obras em 2020, com prazo de execução de 18 meses. Serão duas frentes de obra, no mesmo espaço e durante o período lectivo. Será possível?

✓ Foi criado um Conselho Consultivo Municipal da única responsabilidade do Sr.
Presidente da Câmara. O assunto não foi levado a Reunião de Câmara. Não se sabe quem é que foi convidado e porquê. Não se conhece a agenda da(s) reunião(ões). Não foi convidado nenhum partido com assento na Assembleia Municipal. Será que o Sr. Presidente da Câmara Municipal pensa que a estratégia do Concelho é a curto prazo e não deverá incluir todos os agentes políticos que mereceram o voto dos oliveirenses?

Uma delegação composta pela Comissão Política, a Deputada Helga Correia, Autarcas, JSD e Históricos do partido, esteve presente no 38º Congresso do PSD, em Viana do Castelo.

O grande objectivo de Rui Rio para o partido, toca directamente Oliveira de Azeméis: vencer as autárquicas. São as palavras do líder e é o nosso rumo.
Estamos empenhados nisso. A nossa Comissão Política pensa a médio e longo prazo para o concelho, sendo aí que está a diferença entre o nosso projecto político e o do PS.

Pensamos as freguesias e a cidade, pensamos investimentos estratégicos para o médio e longo prazo. Não compramos um vestido de senhora e agora andamos por na rua a ver a quem é que o serve.

Estamos a dar uma volta pelas freguesias e a avaliar o estado das mesmas. O que faz falta? Qual é a expectativa das populações? O que podemos fazer de melhor e diferente?

É assim que respondemos a Rui Rio. Por Portugal, por Oliveira de Azeméis, pelo PSD.

* Presidente da Comissão Política do PSD de Oliveira de Azeméis.

Publicidade, Serviços & Donativos