Ol. do Bairro prepara novas ações de formação sobre emprego para estrangeiros

766
Zona industrial de Oiã, Oliveira do Bairro.

A autarquia de Oliveira do Bairro anunciou hoje que irá dar continuidade a ações de formação sobre emprego destinadas especificamente à população migrante residente no concelho.

Depois de duas sessões do workshop “Procura Ativa de Emprego e Entrevista de Emprego”, seguir-se-ão “mais oito sessões relacionadas com o emprego ou com outras áreas identificadas pelos migrantes, sobre temáticas relevantes para a sua integração.”

A iniciativa está a ser realizada no âmbito dos projetos “Oliveira Mundo de Gentes” e “Oliveira do Bairro Acolhe”, em colaboração com o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Oliveira do Bairro.

A primeira sessão contou com 14 participantes, oriundos do Brasil, Venezuela, Argentina e São Tomé e Príncipe. Já a segunda foi dirigida a migrantes da Ucrânia, Paquistão e Índia, contando com tradução simultânea para ucraniano e inglês a que assistiram oito participantes.

 “Aumento significativo” de cidadãos estrangeiros em busca de trabalho

De acordo com os últimos dados oficiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o concelho de Oliveira do Bairro, contava em 2021 com 1.016 migrantes oriundos de 46 países diferentes, destacando-se o Brasil, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

“No entanto, estes números espelham apenas os migrantes com autorização de residência nesse ano, excluindo todos os que chegaram entretanto e aqueles que ainda não tinham, à data, o seu processo completamente regularizado”, refere a autarquia bairradina.

No entanto, “a afluência e pedidos de apoio de imigrantes, ainda em situação irregular, nos diferentes serviços do município (CLAIM, GIP, Ação Social), sugere um aumento significativo deste número durante o ano de 2022 e 2023, designadamente pela contínua vaga de imigração do Brasil, pelo movimento de deslocados de guerra com proteção internacional da Ucrânia e por uma nova vaga de imigrantes de países como a India e Paquistão.”

» O projeto “Oliveira Mundo de Gentes” visa promover o acolhimento e a integração social e cultural de pessoas originárias de países terceiros, através de ações que envolvem as entidades do setor cultural e outras entidades da sociedade de acolhimento. Pretende ainda facilitar o acesso ao mercado de trabalho, promovendo a sua integração profissional e o exercício dos seus direitos e deveres. Este projeto é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344,58€.

» O projeto “Oliveira do Bairro Acolhe” tem como objetivo prestar apoio aos beneficiários ou requerentes de proteção internacional ou proteção temporária, oriundos do Afeganistão e da Ucrânia, através da sua receção, acolhimento e integração no concelho de Oliveira do Bairro, em articulação com a rede social local e com os serviços e entidades regionais e nacionais responsáveis neste domínio de intervenção. Este projeto tem financiamento do FAMI no valor de 106.128,62 euros, correspondente a uma comparticipação de 75% do valor total elegível de 141.504,83 euros.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.