Ol. de Azeméis: Furto de 12 colmeias coloca apicultores em alerta

7232
Colmeias recuperadas pela GNR em Santa Maria da Feira.

Já não bastavam “as vespas asiáticas que estão a dizimar, de forma acelerada, as colmeias”. Os apicultores enfrentam outra ameaça: os furtos.

Filipe Bastos, produtor de mel, atividade de que faz “quase o segundo trabalho”, foi a mais recente vítima dos ‘amigos do alheio’, que o visitaram em Loureiro, freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis.

De uma só vez, possivelmente a coberto da noite, os larápios levaram-me 12 colmeias, causando um prejuízo de cerca de 1500 a 1700 euros, que estavam num terreno florestal que até é de difícil acesso.

O proprietário apresentou queixa na GNR de Oliveira de Azeméis, apesar de “nenhumas esperanças” em recuperar os enxames.

“Hoje até começa a existir quem coloque GPS nas colmeias, não era o meu caso. Ali era pouca quantidade, mas quem tem mais previne-se”, explicou Filipe Bastos.

O apicultor está “convencido” que “quem fez o furto é entendido” na atividade. “Tinha lá mais caixas, cinco ou seis colmeias vazias de enxames que morreram e outros dois fracos, deixaram ficar para trás. Só levaram o que era bom. Andaram com tempo, ou de noite ou com chuva”, relatou.

“Normalmente quem faz este tipo de furto é pessoal da área, o negócio das colmeias pode dar dinheiro, no sentido que dá para vender. Furtam e facilmente colocam à venda, basta um anúncio online. E nem precisam de meter a colmeia como eu a tinha, podem partir a meio e criar dois enxames e render mais”, acrescentou Filipe Bastos que se viu confrontado pela primeira vez com um caso destes.

No entanto, na zona de Loureiro já ocorreram outros furtos de colmeias. “Há quatro anos levaram-me 15 colmeias” contou outro produtor da região que já chegou a ter cerca de uma centena que foi perdendo devido à vespa asiática, “um problema” com outras implicações, para além da perda “económica”, uma vez que coloca em causa a polinização.

Os furtos aumentam, geralmente, quando surgem apoios para projetos para desenvolver a apicultura despertando o interesse de novos produtores que investem em enxames.

Artigos relacionados

Dois jovens e um menor apanhados durante assalto em Ol. de Azeméis / Colmeias furtadas recuperadas na Feira

Quase meia centena de colmeias furtadas de Santarém encontradas em Arouca

Invasão da Vespa Asiática, consequências ecológicas e possíveis medidas de mitigação

Publicidade, Serviços & Donativos