OE deve responder às necessidades e às dificuldades do país

356
João Leão, Ministro de Estado e das Finanças.
Smartfire 728×90 – 1

Na segunda-feira, dia 11, o governo entregou na Assembleia da República o documento que contém a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022.

Por Nuno Alexandre *

O que é o Orçamento do Estado?

O OE é um instrumento de gestão que contém uma previsão discriminada das receitas e despesas do Estado, incluindo as dos fundos e serviços autónomos e o orçamento da segurança social. A iniciativa de apresentar o OE vem sempre do Governo.

O que acontece se o Orçamento não for aprovado pela AR?

Se o OE for chumbado na Assembleia da República, poderá haver uma crise política e a atuação do governo pode ficar limitada e até pode levar à demissão do executivo.

O que deve conter as propostas do Governo para o OE?

O OE deve responder às necessidades e às dificuldades do país. Com atual situação pandémica que o país e o mundo enfrentam, o governo deve reforçar o Serviço Nacional de Saúde. Para o SNS não entrar em rutura, o governo tem de investir mais no SNS a nível económico e deve proceder à contratação de mais profissionais de saúde. O Governo tem de garantir aos profissionais a continuação e estabilização das suas carreiras, deve garantir-lhes boas condições de trabalho e salários dignos.

Para dar mais alguns exemplos, ainda há vários problemas para resolver no que toca à educação. Já é tempo de o governo devolver aos professores aquilo que a troika lhes tirou. São precisos em muitas escolas do país mais funcionários, professores e psicólogos. São muitos os alunos que necessitam e têm direito a ter o acompanhamento psicológico nas escolas. Um psicólogo para centenas de alunos numa escola é muito pouco e há escolas que nem devem ter. Cabe ao governo contratar mais psicólogos, funcionários e professores para as escolas.

O Governo conta em aumentar o SMN (Salário Mínimo Nacional) para 705 euros. O aumento continua a ser pouco. O Governo deveria aumentar ainda mais o SMN.

Quando será a votação final do OE?

A votação final global do OE está agendada para o dia 25 de novembro. Entre os dias 22 e 27 de outubro irá seguir-se o processo de votação na generalidade e depois, caso se deia aprovação na generalidade do documento, seguir-se-á o processo de votação na especialidade. Até dia 12 de novembro, os partidos irão poder entregar as propostas de alteração ao documento.

Na minha opinião, o OE tem de meter o país a produzir e a evoluir de forma a gerar um crescimento económico e deve dar ainda garantias de uma boa qualidade de vida aos portugueses. São ainda muitos os problemas que necessitam de uma resposta.

Fique a conhecer as propostas do governo para o Orçamento do Estado para 2022: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=apresentacao-da-proposta-do-orcamento-do-estado-para-2022

* Estudante Ensino Secundário, Aveiro.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.