O que Portugal precisa mudar para ser campeão da Euro 2024?

347
Dreamweb 728×90 – Video I

A seleção portuguesa começou muito bem a Euro 2024 com duas vitórias contundentes. Porém, a derrota para a Geórgia na terceira rodada surpreendeu o mundo inteiro. Depois desse resultado, ainda dá para acreditar na seleção portuguesa?

Aliás, se você também está na torcida pela equipe de Portugal, então aproveite este código promocional Betano e transforme sua vibração em palpites certeiros.

Desde 2000, Portugal garantiu classificação para a principal competição de seleções da Europa. De lá pra cá, a única vez que não avançou até às quartas-de-final foi, justamente, na última edição, em 2020.

Neste período, Portugal conquistou o título de 2016, foi vice-campeão em 2004 e chegou duas vezes à semifinal. Este retrospecto mostra a força da seleção portuguesa. Por isso, muitos especialistas e torcedores apontam a seleção comandada por Roberto Martínez como uma das favoritas ao título deste ano.

Desde que o treinador espanhol assumiu a seleção Vinho Tinto, os resultados foram positivos, inclusive os dois primeiros jogos desta edição da Euro. Porém, o tropeço diante da Geórgia na última rodada da fase de grupos levantou muitos questionamentos.

Será que Portugal tem, realmente, chances de levantar a taça, ou o time está em declínio? Para fazer uma análise da equipe, devemos levar em consideração o desempenho recente.

Devemos nos lembrar que o ex-treinador, Fernando Santos, já estava fazendo um bom trabalho. Com Fernando no comando, Portugal conquistou seu único título continental da história.

Desde que Martinez assumiu o comando de Portugal, o desempenho da equipe tem sido impressionante. Nas eliminatórias para a Euro 2024, o time venceu os dez jogos que disputou, somando 30 pontos, marcando 36 gols e tomando apenas dois. Foi o melhor time das eliminatórias.

Além de algumas alterações na forma de jogar, alguns jogadores perderam espaço, como André Silva e João Mário. Chegaram atletas que deixaram a equipe mais veloz e versátil, como Diogo Jota, Semedo e Francisco Conceição.

Porém, alguns problemas se mantiveram, como as incertezas nas laterais. O atual treinador utiliza, por exemplo, Cancelo na lateral esquerda, visando dar mais liberdade para Dalot.

Outra novidade é que Gonçalo Ignácio se tornou peça fundamental no esquema tático de Martinez, pois o atleta pode atuar no meio da zaga ou pela lateral. Além disso, o jogador tem um ótimo desempenho ofensivo. O que ajuda Portugal a variar suas formações sem precisar fazer substituições.

Portugal na Euro 2024

Desde a Copa do Mundo no Qatar em 2022, Portugal vem apresentando um bom futebol, com resultados expressivos, inclusive na Euro 2024.

Na estreia, o time saiu perdendo para a Chéquia, mas encontrou forças para virar o placar nos descontos, garantindo a primeira vitória na competição.

Em seguida, uma vitória convincente contra a Turquia, por três a zero. O jogo mostrou que Portugal é capaz de passar por equipes medianas sem passar susto.

Porém, na última rodada, a derrota por dois a zero contra a Geórgia levantou muitos questionamentos, como a demora para fazer algumas alterações e a insistência em deixar Cristiano Ronaldo atuando os 90 minutos.

Especialistas e torcedores acreditam que Ronaldo deveria ser poupado mais vezes. Além disso, o confronto contra a Geórgia mostrou que a seleção portuguesa sente falta de um centroavante capaz de decidir jogos mais amarrados.

Na próxima fase, Portugal enfrenta a Eslovénia. Se apresentar o mesmo futebol dos dois primeiros jogos da Euro, a seleção deve passar fácil para as quartas-de-final. Então, a dúvida que fica é se Portugal tem capacidade para superar adversários consistentes como Alemanha e França.

Mantendo o sistema eficiente e contando com uma boa atuação de Cristiano, o que ainda não aconteceu nessa edição da Euro, Portugal tem grandes chances de chegar ao segundo título continental. Você acredita nisso? Comente abaixo e compartilhe sua opinião connosco.

Publicidade, serviços e donativos

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços em NotíciasdeAveiro.pt.

Aceder a plataforma online.

O Notícias de Aveiro tem canais próprios para informação não jornalística como é o caso deste artigo »» ler estatuto editorial.