Murtosa: “O CRM e o Teatro Clube” – História e realizações

872
Cartaz.

Como todos os trabalhos retrospectivos este é apenas um primeiro contributo, necessariamente incompleto, para a história destas Instituições e da Murtosa.

Por Francisco Faustino *

“O CRM e o Teatro Clube” é um trabalho que pretende dar a conhecer a história e as realizações destas duas instituições Murtoseiras, a primeira largamente centenária e a segunda a caminho de o ser.

O Centro Recreativo Murtoense foi fundado em 1911 e o seu edifício sede o Teatro Clube foi construído entre os finais da década de 20 e o início da década de 30 do século passado e inaugurado em 1931.

Estas duas instituições têm uma vida siamesa rica de realizações, a pedir que alguém as estudasse e transmitisse, para o presente e para o futuro, a sua participação na sociedade Murtoseira.

Dirigente e frequentador de longa data do CRM (Centro Recreativo Murtoense) e das muitas realizações culturais havidas no Teatro Clube decidi transmitir os meus conhecimentos e memórias sobre as duas Instituições ao serviço da comunidade.

Como todos os trabalhos retrospectivos este é apenas um primeiro contributo, necessariamente incompleto, para a história destas Instituições e da Murtosa.

Numa época em que as redes sociais divulgam notícias, menos verdadeiras, desejo que este trabalho seja um impedimento à criação de factos irreais. Se o conseguir valeu a pena.

A apresentação deste livro terá lugar no salão do CRM no próximo sábado, dia 24, pelas 17 horas, para a qual convido o público em geral.

* Professor, atual presidente da assembleia geral do Centro Recreativo Murtoense.

Artigos relacionados

“Histórico imóvel” do Centro Recreativo reabriu com novas funções

Murtosa: Histórico CRM integra ‘Oficina de Dança e Artes Criativas’

Em curso a reabilitação do Centro Recreativo Murtoense

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.