Novo percurso pela Universidade tem vista para a Ria de Aveiro

5213
Percurso na Universidade de Aveiro (UA) - Marinha de Santiago vista do percurso.

No campus de Santiago da Universidade de Aveiro (UA) há um novo percurso pedonal e ciclável com excelente vista para a Ria de Aveiro, que aproveita a zona verde situada entre a Rua da Pega e os edifícios universitários, com passagem junto ao lago e a área arborizada que o rodeia.

Por Manuel Cardoso Ferreira (texto e fotos) *

Uma das extremidades do percurso fica junto ao cruzamento da Rua da Pega com a Rua de Santiago, no seguimento da passadeira de peões situada entre a Marinha de Santiago da Ponte e os edifícios da Biblioteca e dos Serviços Sociais da UA.

Nesse local, o percurso inicia uma ligeira subida, o que permite uma boa panorâmica para o lado da ria e das marinhas, com a Marinha de Santiago da Ponte em primeiro plano.

Depois de passar ao largo desses dois imóveis universitários, o percurso curva para o lado da Rua da Pega, passando por uma extensa zona relvada com vegetação espontânea e algumas árvores ainda de pequeno porte, contornando depois parte do lago e do arvoredo que o rodeia, área com uma grande diversidade de avifauna.

De seguida, aproxima-se da arruinada casa de uma antiga quinta, casa essa parcialmente coberta de vegetação e que, neste período outonal ganha um colorido espetacular. Passada essa zona de aspeto mais bucólico, o percurso aproxima-se novamente dos edifícios universitários para, nas proximidades do Departamento de Biologia, virar para o lado da ria, terminando na Rua da Pega.

O itinerário linear pode ser percorrido em cerca de 15 minutos. Também se pode fazer um itinerário em formato circular, regressando ao local de partida pelo passeio marginal à ria ao longo da Rua da Pega.

Pela Marinha de Santiago da Ponte

De regresso ao local de partida, a opção é o passeio marginal à ria, que se estende ao longo da Rua da Pega, itinerário que, em termos ambientais e paisagísticos, pode ser enriquecido com um desvio pelas velhas marinhas aí localizadas.

Artigo relacionado

Universidade de Aveiro: Um campus em maior harmonia com a Ria

Poucos metros volvidos pela Rua da Pega, e logo após um pequeno esteiro que quase chega à rua, vira-se para a direita, seguindo pelo caminho pedonal que contorna, pelo lado da ria, toda a área da Marinha de Santiago da Fonte, que é propriedade da Universidade de Aveiro, e continua ativa na produção de sal, atividade que concilia com a descoberta da natureza e, sobretudo, com a observação de aves.

Ao longo de algumas centenas de metros, entre o que resta de algumas antigas marinhas e canais, a riqueza faunística, botânica e paisagística é imensa, ainda que o que mais atraia a atenção sejam as aves marinhas que frequentam essa área, com destaque para os fotogénicos flamingos.

Sensivelmente a meio deste percurso pelo exterior da Marinha de Santiago da Fonte, existe um abrigo de observação de aves, construído em madeira. Já próximo do final do percurso, encontra-se o Esteiro de S. Pedro, que vindo da zona de Aradas, divide o campus universitário (Santiago e Crasto).

Artigo relacionado

Aveiro: Marinha da Casqueira em recuperação para abertura à Universidade e cidade

A parte final do percurso é ladeado pelo esteiro da marinha, pelo qual os barcos iam carregar o sal à marinha, sal esse que era (e continua a ser) colocado nas eiras existentes junto ao “palheiro”. Aqui, foi construído um passadiço que avança algumas dezenas de metros para dentro da marinha, e que termina num observatório de aves.

A partir da primavera, e até aos finais do verão, é possível encontrar os marnotos na sua atividade tradicional na Marinha de Santiago da Ponte, uma vez que esta mantém a produção de sal.

De regresso à Rua da Pega, praticamente em frente aos lavadouros de Santiago, vira-se à esquerda, para percorrer as poucas dezenas de metros até ao ponto de partida.

*https://www.facebook.com/manuel.cardosoferreira.5

Artigos relacionados

À descoberta da Natureza pelo Campus da Universidade de Aveiro

“100 Roteiros pela Região de Aveiro”

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.