Nova versão de um ‘filme’ tenebroso

907
Centro de Refugiados de Tesco, em Przemyśl, Polónia, Foto de José Peixe (https://www.facebook.com/jose.peixe.3)
Dreamweb 728×90 – Video I

O quadro da situação vigente no contexto europeu é de recear que estejamos perante o arranque aterrorizante de uma guerra global mesmo sem utilização de armas nucleares.

Por Brasilino Godinho *

1.

A guerra de Vladimir Putin (não da Rússia) contra a Ucrânia que está em curso corresponde a um filme tenebroso que se desenrolou nos anos trinta do século XX e que teve expressão mais acentuada e visível na Conferência de Munique realizada a 29 de Setembro de 1938. Nela participaram Neville Chamberlain, Adolf Hitler, Édouard Daladier e Benito Mussolini; respectivamente chefes dos governos da Grã-Bretanha, da Alemanha, da França e de Itália.

De tal conferência resultou elaborado um acordo que consagrava uma política de apaziguamento praticada por Chamberlain e apoiada por Daladier; pelo qual era satisfeita a pretensão de Hitler em ocupar as Sudetas, território da Checoslováquia e ele se comprometia a renunciar à sua política expansionista.

Adolf Hitler não cumpriu o acordo e não lhe bastando ter antes anexado a Austria, no ano seguinte (1939), lançava a invasão da Polónia que, de imediato, marcou o início da Segunda Grande Guerra Mundial; pois que Reino Unido e França declararam guerra à nazi Alemanha.

De notar que a política expansionista era apresentada como sendo de vital importância para a Alemanha necessitada de “espaço vital” e de ter posse do corredor de Danzig.

2.

Agora, no século XXI, estamos confrontados com o russo Vladimir Putin, qual émulo de Adolf Hitler, que prossegue uma política expansionista tendente a reconstituir a dimensão geográfica e o poderio da antiga União Soviética.

Também, nesta altura, face ao espectro nuclear, com o temor da guerra global, as nações europeias e norte-americana estão assumindo uma perigosa política de reactiva contenção e de conformação com o prosseguimento da agressão bélica à Ucrânia, limitando-se a decretarem sanções económicas que nunca tiveram grandes resultados dissuasores.

Em contraposição a essa posição de fragilidade política e militar das nações ocidentais e a vacuidade e inoperância do “tigre de papel” que é, afinal, a NATO; o ditador russo vai acrescentando sucessivas ameaças contra a soberania e integridade territorial de alguns Estados vizinhos da Rússia.

Assim sendo o quadro da situação vigente no contexto europeu é de recear que estejamos perante o arranque aterrorizante de uma guerra global mesmo sem utilização de armas nucleares; embora sendo uma eventualidade que nem se pode descartar; pois que tudo de mais terrível se deve esperar de uma mente enlouquecida possuída de grande poder ditatorial.

É de crer que de cedência em cedência se esteja prosseguindo um trágico rumo de colapso mundial, sem retorno. Assim reposto no nosso tempo o “filme” dramático e horrível que teve como protagonistas o nazi Hitler e o fascista Mussolini.

Oxalá que não se verifique este mau presságio!

* Doutorado em Estudos Culturais, autor. https://www.facebook.com/brasilino.godinho

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.