Navigator torna Quinta de S. Francisco, em Aveiro, uma ‘Floresta do Saber’

3558
Quinta de S. Francisco, Aveiro.
Dreamweb 728×90 – Video I

‘Floresta do Saber’ é o novo projeto educacional da The Navigator Company, dinamizado através do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, que tem um dos seus polos em Aveiro,”com o intuito de educar e sensibilizar os mais novos para assuntos relacionados com a floresta, sustentabilidade e, também, com a bioeconomia florestal”.

Com a duração de três anos, a iniciativa conta com apoio do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian, encontrando-se “totalmente alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, como reconhecido pela Comissão Nacional da Unesco como Clube Unesco.

Segundo um comunicado da The Navigator Company, que tem em Cacia, Aveiro, umas das suas principais fábricas, o projeto associa o “conhecimento científico e tecnológico de ponta” gerado pelo RAIZ nos Polos de Aveiro e da Herdade de Espirra, em Pegões, à natureza particular da Quinta de S. Francisco, em Eixo, concelho de Aveiro, onde existe uma “área com património natural e florestal único a nível europeu”. É ali que irão decorrer várias das atividades do projeto, como palestras e exposições.

O ‘Floresta do Saber’ dirige-se às famílias e comunidades escolares, gratuitamente, com “atividades essencialmente práticas, seja em campo, em laboratório ou promovendo a reflexão e capacidade de discussão” sobre as diversas temáticas “atuais e nacionais relacionadas com a floresta e o desenvolvimento sustentável”.

Uma oportunidade também para conhecer os novos produtos em desenvolvimento pelo RAIZ, como os bioprodutos e a criação de valor a partir da floresta, bem como o impacto no futuro.

O projeto é inspirado nas “boas práticas do norte da Europa” de educação relacionada com a floresta, apoiar a transição para modelos de produção e consumo mais sustentáveis (Economia circular e bioeconomia) e valorização da floresta, também enquanto contributo para a redução das emissões de dióxido de carbono. .

Discurso direto

“Estas atividades complementam os programas escolares sobre a temática da floresta, muitas vezes reduzida a pequenos apontamentos teóricos nos manuais. O ‘Floresta do Saber’ deve assegurar que os interesses das gerações futuras são devidamente auscultados e integrados nos processos de decisão atuais, através de propostas inovadoras” – Carlos Pascoal Neto, diretor-geral do RAIZ e responsável pela área que tutela o projeto.

Mais info em www.florestadosaber.pt.

Publicidade, Serviços & Donativos

Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.