Murtosa / Embarcações tradicionais: “Grande dinâmica” na carpintaria naval

2244
Mestre Marco Silva, Torreira.
Comercio 780

“Um número significativo de novas encomendas” está a dinamizar os estaleiros de carpintaria naval, um dos quais instalado na praia do Monte Branco, freguesia da Torreira, informa a Câmara da Murtosa, proprietária das instalações.

“A atividade de construção e reparação de embarcações tradicionais, em madeira, nos estaleiros do concelho da Murtosa, continua com grande dinâmica, graças à pesca profissional e, principalmente, ao incremento da marítimo-turística”, refere a edilidade.

O estaleiro do mestre Marco Silva, na freguesia da Torreira, “tem, atualmente, em mãos a construção de várias embarcações, destinadas à atividade marítimo-turística na região, possuindo já um número significativo de novas encomendas.”

O jovem divide a construção naval tradicional com a atividade de uma das companhas de arte xávega que operam na praia da Torreira.

Existem mais dois construtores com atividade regular no concelho da Murtosa: José Vieira (Rito), que exerce a sua atividade no estaleiro museu da praia do Monte Branco e António Ferreira Nunes, que constrói nos Pocinhos, na freguesia da Murtosa.

“A atividade de construção e reparação de embarcações tradicionais, em madeira, com grande tradição no Coração da Ria, é um dos fatores diferenciadores da Estação Náutica da Murtosa, que congrega agentes económicos, associações e instituições do município na promoção da Murtosa e da Ria de Aveiro como destino privilegiado de turismo náutico”, concluiu a autarquia.

Artigos relacionados

Murtosa: Obra de renovação do estaleiro museu do Monte Branco, na Ria, em curso

‘Conquistador’ com ‘bota abaixo’ agendado para 30 de junho no Monte Branco

Publicidade, Serviços & Donativos