Murtosa acolhe ‘Festival Gastronomia de Bordo’

285
Caldeira de Borda, Murtosa.

Depois de Peniche e de Ílhavo, será a vez da Murtosa receber, de 6 a 9 de dezembro, o ‘Festival Gastronomia de Bordo’.

Uma iniciativa que decorrerá num leque alargado de restaurantes aderentes e que visa exaltar os sabores e os saberes que têm a sua génese nos pratos preparados, desde tempos imemoriais pelos pescadores e que se tornaram ícones gastronómicos, como é o caso da nossa caldeirada de enguias.

O ‘Festival Gastronomia de Bordo’ insere-se no projeto de programação cultural em rede “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”, que une os Municípios da Murtosa, Ílhavo e Peniche na dinamização de dezenas de atividades de valorização e divulgação do património cultural marítimo associado a cada um destes territórios, como forma de favorecer o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade local e regional.

No dia 6, pelas 16:00, está marcada a abertura oficial do festival, com uma cerimónia na COMUR-Museu Municipal da Murtosa.

Na sexta-feira, dia 7, a partir das 10:00, terá lugar a iniciativa “A Enguia da Ria: a Embaixadora da Murtosa”, que propõe uma visita guiada, conduzida pelo Professor Mike Weber, da Estação Litoral da Aguda, em busca dos segredos desta espécie emblemática. A partida será das instalações da Fábrica de Conservas da Murtosa, na Zona Industrial.

No sábado, dia 8, pelas 10:00, a COMUR-Museu Municipal será o ponto de partida para a visita “Da água à mesa: embarcações e conservas na história da enguia da Murtosa”, guiada por Etelvina Almeida.

Consultar informação completa