Município de Estarreja expropria para ampliar zona industrial

2825
Ecoparque, Estarreja.
Comercio 780

O município de Estarreja avançou com a Declaração de Utilidade Pública (DUP), com carácter de urgência, da expropriação de terrenos que são abrangidos pela ampliação do Ecoparque Empresarial.

De acordo com o edital publicado em Diário da República, as áreas em causa destinam-se a espaços canais (estrutura viária/pedonal), zonas verdes e infraestruturas complementares, bem como à constituição de espaços de atividades económicas com vocação industrial e de armazenagem.

Um conjunto de intervenções previstas no Plano de Pormenor do Ecoparque Empresarial de Estarreja.

A Câmara decidiu “declarar a utilidade pública e atribuir o carácter de urgência com a consequente autorização de posse administrativa da expropriação dos prédios”.

Tal resulta “da necessidade de iniciar e concluir a empreitada das obras de urbanização/infraestruturas de localização empresarial da ampliação do Eco Parque Empresarial projetada, no mais curto espaço de tempo para que não fique sem efeito o contrato de financiamento” no âmbito da candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020, o que acarretaria “graves prejuízos para o município.”

A atribuição do carácter de urgência confere, legalmente, de imediato, à entidade expropriante, a posse administrativa dos bens expropriados.

O edital serve para notificar os proprietários e demais interessados da proposta do montante fixado pela autarquia para pagar os terrenos. É dado um prazo de 15 dias para responder, findo o qual, se dará início ao processo de expropriação litigiosa.

Ler artigo relacionado

Estarreja: Câmara e Bondalti colaboram na expansão de zona industrial

Comercio 780