MSTN integra empresa que desenvolve biomateriais para novas aplicações

1063
Mistolin.

O Grupo MSTN, que fabrica produtos de limpeza, integrou uma ‘spin-off’ da Universidade do Minho “especializada no desenvolvimento de matéria-prima sustentável e biodegradável”.

Segundo um comunicado, a ‘b4Logic’ desenvolveu um “plástico bom que permite poupanças energéticas até 65%”, permitindo adotar “a circularidade” como “estratégia central”.

Fundada em 2021, e adquirida em 2022 pelo grupo MSTN, a empresa criada pelos investigadores Raúl Fangueiro, João Bessa, Fernando Cunha e Carlos Mota apostou na “criação e desenvolvimento de biomateriais, a partir de subprodutos naturais e biodegradáveis, provenientes da indústria”.

Aapenas 9% dos cerca de 400 milhões de toneladas de plásticos produzidos anualmente, a nível mundial, são reciclados em alternativa à deposição em aterro.

Os novos biomateriais, que podem ter por base diferentes tipos de resíduos, como folhas de oliveira, café, cortiça, ardósia ou casca de laranja, entre outros tipos, “possibilitam a obtenção de produtos de base biológica, biodegradáveis e compostáveis, para os setores das embalagens, agricultura, cosmética, automóvel e têxtil.” Estas composições são utilizadas para “criar diversos tipos de produtos e embalagens em diferentes setores e propósitos”. E, após a sua utilização, “podem regressar ao solo, com um impacto no ecossistema muito menor em comparação com os plásticos provenientes de origem fóssil.”

Para além de biodegradáveis e compostáveis, a produção de biomateriais, com caraterísticas semelhantes aos plásticos convencionais, permite uma poupança energética até 65%.

“A ambição a curto e médio prazo é reforçar e consolidar a presença no mercado português, alargando o espectro de atuação a outros setores”, assim como a internacionalização, “sobretudo nos mercados do Norte da Europa, em que a utilização de biomateriais tem sido alvo de particular destaque no seu desenvolvimento económico, social e ambiental.”

Criada em 2001, a MSTN Group, 100% portuguesa e de cariz familiar, é a holding do grupo responsável pela gestão de um conjunto de empresas especializadas em diferentes áreas de atuação. A MSTN Group marca presença em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Marrocos, Argélia e China.

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.

Consultar informação para transferência bancária e aceder a plataforma online para incluir publicidade online.