Mercado de Oliveira do Bairro adopta medidas amigas do ambiente

1434
Mercado municipal da cidade de Oliveira do Bairro.

O Fundo Ambiental aprovou uma candidatura da Câmara de Oliveira do Bairro que prevê apoios para a promoção de atividades relacionadas com a ‘logística descarbonizada’ e ‘economia circular’.

O incentivo público será de 45.000 euros, para um valor global elegível de 71.745 euros.

Segundo uma nota de imprensa da edilidade, está planeada uma intervenção no mercado municipal da cidade, “que vai contar com bicicletas partilhadas, pontos de recolha seletiva de resíduos e uma nova imagem, entre outras ações.”

Além da componente de desenvolvimento sustentável rumo a uma sociedade de baixo carbono, o projeto “Pedalar para desplastificar” apresentado pelo município oliveirense que mereceu a aprovação do Fundo Ambiental, tutelado pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, vai “impulsionar a vivência comercial”.

Os munícipes serão sensibilizados para ações tendentes à eliminação dos tradicionais sacos de plástico para transporte de compras e sua substituição por soluções mais sustentáveis, como sacos biodegradáveis ou o uso de contentores de recolha seletiva vidro, papel e cartão, plástico e metal e orgânicos).

Quanto às bicicletas para uso partilhado, serão adquiridas cinco unidades convencionais com componente de carga, para uso comunitário e partilhado dos comerciantes e consumidores que frequentam o mercado. Está previsto instalar três parques de estacionamento bilaterais para as bicicletas, com um total de nove posições (5+4) cada, totalizando 27 posições, no centro da cidade.