“Memórias – 30 anos a pintar a Ria”

3001
José de Oliveira, pintor.

É com pinceladas de paixão e alma murtoseira que José de Oliveira tem transmitido parte da cultura lagunar, preservando saberes e técnicas, dando continuidade a uma tradição – a da pintura de painéis de barcos moliceiros.

Por Etelvina Almeida *

Nasce a obra de uma grande “obra”, a do artista plástico José de Oliveira.

Em homenagem ao seu trabalho, nestas “memórias” se registam momentos da sua passagem pelo tempo, ao longo do qual tem deixado uma marca pictórica de grande expressão para a região lagunar, sobretudo na da Murtosa, de onde é natural.

Nos painéis que pintou, o artista foi expressando as suas vivências pessoais e das gentes da beira-ria, assim como o seu conhecimento sobre o meio envolvente, cultural e social e, ainda, trazendo à luz memórias e estórias contadas, em modo “brejeiro”, e de forma desprendida pelos donos dos barcos moliceiros, em época de amanhação, pintura e decoração.

Nesta obra se apresenta um manancial de “telas flutuantes” – os painéis dos barcos moliceiros da sua autoria e por ele fotografados, preservados em suporte de papel, ao longo de 30 anos (1989-2019). São documentos fotográficos e históricos de um longo período da sua vida a “pintar a Ria”, e que muito nos transmitem sobre o passado e identidade da região.

Mas continuaremos a vê-lo expressar a sua criatividade ao longo das margens da Ria, ou nos estaleiros, em alegre e descontraído ambiente, dando vida a novos painéis, com “dizeres” e imagens sugestivas que tanto nos cativam.

É com pinceladas de paixão e alma murtoseira que José de Oliveira tem transmitido parte da cultura lagunar, preservando saberes e técnicas, dando continuidade a uma tradição – a da pintura de painéis de barcos moliceiros.

A obra, editada pelo município da Murtosa reúne, pela primeira vez em livro, o extraordinário espólio documental detido pelo Mestre José de Oliveira que, desde 1989, registou em fotografia mais de 600 painéis de barcos moliceiros por si pintados.

Etelvina Almeida.

* Investigadora, designer e fotógrafa apresentação do livro “Memorias – 30 anos a pintar a Ria”

 

 

 

 

No âmbito da programação da Semana do Emigrante, o salão nobre dos Paços do Concelho da Murtosa acolhe a dia 2 de agosto, pelas 21:30, a sessão de apresentação do livro “Memórias – 30 anos a pintar a Ria”, que homenageia as três décadas de atividade criativa do Mestre José de Oliveira.

Publicidade, Serviços & Donativos